Ministério do Esporte Brasil goleia o Chile por 6 x 0 no futebol de 5 no Parapan
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil goleia o Chile por 6 x 0 no futebol de 5 no Parapan

A Seleção Brasileira de futebol de 5 espera repetir em Toronto, no Canadá, o feito das duas últimas (e únicas) edições em que a modalidade foi disputada em Jogos Parapan-Americanos. Campeões no Rio de Janeiro, em 2007, e em Guadalajara, 2011, os atletas estrearam neste sábado (08.08) com goleada sobre o Chile por 6 x 0.

Quem abriu e fechou o placar da partida foi o Ricardinho, camisa 10. O primeiro gol foi marcado com apenas 3 minutos de jogo e o segundo aos 24 do segundo tempo. Mas a estrela da noite foi o atacante Nonato, camisa 8, que marcou quatro gols, três deles no primeiro tempo. “Acho que todos estamos de parabéns pela estreia com o pé direito. Mas cada jogo é um jogo e o importante é a medalha”, disse.

Os próximos jogos serão contra a Colômbia, neste domingo (9.08), e diante do Uruguai na segunda-feira (10.08). A equipe ainda encara Argentina e México na fase preliminar. Ao fim das cinco rodadas, as duas melhores equipes do torneio fazem a final, na sexta-feira (14.08). “Vamos tentar passo a passo chegar à final. Prefiro ter o pé no chão, sem comemorar vitórias antecipadas”, disse o técnico Fábio Vasconcelos.

A preparação dos atletas, segundo Fábio, é resultado de um ciclo de intenso treinamento e potencializada por investimentos federais. “Os atletas vivem disso. O patrocínio da Caixa Econômica, a Bolsa-Atleta e o apoio do Ministério são fundamentais. Posso dizer que a nossa é uma seleção profissional”, afirmou Fábio.

O Futebol de 5
Modalidade disputada em dois tempos de 25 minutos, o futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. Apenas o goleiro pode ter visão total. Para melhor orientação dos atletas, a bola tem guizo interno. Por isso, a torcida só pode se manifestar na hora do gol ou nos intervalos. Há também um guia ou “chamador”, que fica atrás do gol orientando os jogadores e que avisa onde eles devem se posicionar em campo e para onde devem chutar.

Durante o jogo, os atletas usam uma venda nos olhos e não podem tocá-la no decorrer da partida. Com cinco infrações o atleta é expulso e pode ser substituído por outro jogador. A partida dura dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10.

Futebol de 7
O sábado também marcou a estreia do Futebol de 7 no Parapan. A seleção enfrentou a Venezuela e venceu por 7 x 0, com gols de Jonatas Machado, Jan Brito (dois), Gabriel D’Angelo e Wesley Martins (três). As próximas partidas serão contra Argentina, na terça-feira (10.08), Canadá na quarta-feira (12.08) e Estados Unidos na quinta-feira (13.08). As finais estão marcadas para sábado (15.08). Diferentemente do futebol de 5, a modalidade é disputada por atletas com paralisia cerebral, decorrentes de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais.

 

Leonardo Dalla - brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla