Ministério do Esporte Iris Tang Sing, bronze no Pan, renova Bolsa Pódio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Iris Tang Sing, bronze no Pan, renova Bolsa Pódio

Foto: COBFoto: COB
 
Íris Tang Sing, atleta do taekwondo, teve seu nome publicado na edição desta segunda-feira (27.07) do Diário Oficial da União (DOU), para renovação de Bolsa Pódio. Além dela, outros cinco atletas: ciclismo (um); tiro esportivo (um); vôlei de praia (um) e; levantamento de peso (dois), além de 14 paraolímpicos – atletismo (seis), judô (um), desportos aquáticos (cinco) e remo (dois) também estão entre os contemplados (indicados pela primeira vez ou para renovação).
 
Sem recursos por parte da Confederação Brasileira de Taekwondô (CBTKD), Íris depende integralmente da Bolsa Pódio para viajar e somar pontos para o ranking internacional que lhe garantam vaga própria para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 - a CBTKD tem vagas como país-sede, mas indicará quem considerar que estiver com chances melhores. “No momento, não tenho nada, só a Bolsa Pódio”, diz a atleta, que foi bronze no Pan de Toronto e treina literalmente em sua própria casa, em Itaboraí, no Rio de Janeiro, com o técnico Diego Ribeiro.
 
A categoria olímpica de Íris é a dos 49 kg, mas ela também luta na de 46 kg, porque esses pontos, de ambos os pesos, podem ser somados ao ranking para a vaga olímpica. Com 1,66 m de altura, Íris explica que leva vantagem na categoria de peso menor. Para se manter entre um e outro peso – conta com a nutricionista Marcela Amar.
 
Íris calcula sua soma de pontos para a vaga olímpica a partir de várias competições. Entre agosto e setembro, sempre contando com a Bolsa Pódio, espera ir para Argentina, Israel e México. Para a Colômbia, que seria a competição mais próxima depois do Pan de Toronto, não conseguirá ir. Depois, haverá etapas de Grand Prix na Rússia, Turquia, Inglaterra, com final no México, onde pretender estar.
 
“No Pan, queria prata ou ouro, mas o bronze já me ajudou com pontos. Também vou lutar por pontos nos Jogos Mundiais Militares [em Mungyeong, de 2 a 12 de outubro]. Estou em quinto no ranking internacional da 49 kg. Preciso me manter até no máximo entre as seis, até dezembro, para garantir minha vaga no Rio 2016.”
 
Além de Íris, os atletas que tiveram seus nomes publicados no DOU foram Henrique Avancini (ciclismo MTB), Cássio Rippel (tiro esportivo), Vitor Araújo (vôlei de praia) e, Jaqueline Ferreira e Fernando Saraiva Reis (os dois do levantamento de peso).
 
Dos esportes paraolímpicos, os nomes publicados são: Jenifer Martins dos Santos, Raissa Rocha Machado, Ricardo Costa de Oliveira, Rodrigo Parreira da Silva, Tascitha Oliveira Cruz, Thalita Vitória Simplicio da Silva (todos do atletismo), Esthefany Oliveira Rodrigues, Fabiano Aparecido de Toledo, Guilherme Batista Silva, Raquel Viel e Rildene Fonseca Firmino (todos dos desportos aquáticos), Josiane Dias de Lima e Michel Gomes Pessanha (os dois do remo) e Luiza Gutierres Oliano (do judô).
 
Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla