Ministério do Esporte Em virada espetacular, Brasil bate Porto Rico e está na final do vôlei feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em virada espetacular, Brasil bate Porto Rico e está na final do vôlei feminino

 
Quando o Brasil chegou a Toronto para a disputa do Pan-Americano, o técnico José Roberto Guimarães havia traçado duas metas: conquistar o quinto ouro da história na competição e utilizar a estrutura e o formato do evento para testar novidades que serão aplicadas em 2016, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Ele está bem perto de alcançar os dois objetivos. Isso porque, em uma virada espetacular, o time venceu Porto Rico por 3 sets a 2, com parciais de 18/25, 24/26, 25/22, 25/19 e 15/11, nesta quinta-feira (23.07), na quadra montada no Centro de Exibições, e garantiu a vaga na final.
 
Foto: CBVFoto: CBV
 
O Brasil encara na decisão os Estados Unidos, que venceram a República Dominicana por 3 sets a 1 na outra semifinal. A disputa pelo ouro acontece no sábado (25.07), às 21h30 (de Brasília).
 
“Sabíamos que não seria fácil. Começamos mal a partida, mas tivemos força para buscar o empate. A Ana Tiemi entrou bem no tie break, fez a diferença no saque e conseguimos a virada. Agora é descansar e chegar com tudo para essa disputa pela medalha de ouro”, comemorou a ponteira Fernanda Garay, que fez 28 pontos, maior marca do jogo.
 
Foto: CBVFoto: CBV
 
Outro destaque foi a jovem Rosamaria. A camisa 1 do Brasil saiu do banco de reservas no segundo set para ajudar na reação da equipe. “Fico feliz por ter ajudado. As meninas me deram muita força e consegui virar as bolas. Espero que na final eu também esteja inspirada”, comentou a catarinense.
 
O técnico Zé Roberto comemorou a classificação, mas se mostrou preocupado com a oscilação do time no jogo. “Deixamos Porto Rico acreditar que podia vencer a partida. Isso é perigoso. Crescemos na reta final, fomos felizes em alguns fundamentos, como os saques e os bloqueios, e conseguimos buscar a virada. Resultado muito importante”, analisou o treinador.
 
Foto: CBVFoto: CBVNo vôlei feminino, o Brasil conta com oito medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos: quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze.
 
O jogo
Desconcentradas, as jogadoras do Brasil erraram muito e perderam o primeiro set. Foram apenas 10 pontos em ataques, quatro em bloqueios, um no saque e três em erros das adversárias. Assim, as porto-riquenhas fecharam sem muita dificuldade: 25/18.
 
O segundo set também foi de Porto Rico. Mesmo com boa atuação de Rosamaria e com a seleção brasileira equilibrando as ações, a equipe errou no fim e acabou derrotada por 26/24.
 
Depois de uma bronca de Zé Roberto e impulsionado pela torcida verde e amarela que lotou as arquibancadas do ginásio, o Brasil venceu o terceiro e o quarto sets. Lideradas pela experiente Fê Garay e pela promissora Rosamaria, a equipe mostrou poder de reação e fez 25/22 e 25/19.
 
No tie break, o Brasil chegou a estar perdendo por 6 x 2, mas, com uma sequência incrível da levantadora Ana Tiemi no saque, o time somou seis pontos seguidos, virou o placar e carimbou o passaporte para final pan-americana ao cravar 15/11.
 
A campanha
Brasil 3 x 2 Porto Rico 
Brasil 3 x 1 Peru 
Brasil 3 x 2 EUA
Brasil 3 x 2 Porto Rico 
 

Carlos Eduardo Cândido, de Toronto (Canadá)

Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla