Ministério do Esporte No handebol, seleção masculina supera o Chile e se classifica para a decisão
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No handebol, seleção masculina supera o Chile e se classifica para a decisão

 
A exemplo do ocorrido com a seleção brasileira feminina de handebol – que na quarta-feira (22.07) se classificou para a final e medirá forças com a Argentina pelo ouro – a equipe masculina também está na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Nesta quinta-feira (23.07), o Brasil derrotou o Chile na semifinal, por 34 x 24 e, com isso, carimbou vaga para tentar o terceiro título da competição.
 
No Canadá, o time masculino do Brasil tenta retomar a supremacia no continente, já que, depois de ter vencido nas edições do Pan de 2003, em Santo Domingo, e 2007, no Rio de Janeiro, perdeu o posto de campeão para a Argentina em Guadalajara 2011.
 
Em sua trajetória, o Brasil passou pelo Canadá, na estreia, por 34 x 17; superou o Uruguai no segundo confronto (38 x 18) e, no fechamento da fase classificatória, derrotou a República Dominicana (48 x 18). Como apenas oito equipes disputaram o Pan em Toronto, o passo seguinte foi a semifinal. Na decisão, o Brasil pode, mais uma vez, enfrentar a Argentina e reeditar a decisão dos últimos três Jogos Pan-Americanos (2003, 2007 e 2011). Na noite desta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), os argentinos enfrentam o Uruguai na segunda semifinal.
 
O primeiro tempo terminou com vantagem do Brasil: 19 x 12. Na segunda etapa, a seleção manteve o ritmo forte e fechou o placar com dez gols de vantagem. Satisfeitos com o desempenho contra os chilenos, os jogadores já falaram sobre a decisão contra os argentinos, pois há um consenso de que a zebra não passeará na partida de hoje à noite.
 
(Danilo Borges/ME)(Danilo Borges/ME)
 
“Caso a Argentina vença, essa vai ser a minha terceira final de Pan contra eles e eu espero sair vitorioso. Ganhei em 2007, perdi em 2011 e espero que nesse terceiro episódio eu possa sair com a medalha de ouro e que a nossa equipe seja muito feliz”, declarou o capitão Zeba.
 
O técnico Jordi Ribera, no comando da seleção há três anos e que, portanto, não estava na final do Pan de 2011, quando a Argentina derrotou o Brasil por 26 x 23, não acredita que o Uruguai possa tirar os argentinos da rota de colisão com a seleção brasileira. “Acho que não. Em princípio chegamos onde queríamos chegar e, agora, em uma final entre Argentina e Brasil esperamos fazer um bom jogo. Podemos ganhar”, declarou.
 
Para ele, o entrosamento dos argentinos torna os rivais ainda mais perigosos. “É um time que está há muito tempo jogando junto e isso ajuda para que eles sejam uma equipe muito compenetrada. Ganhar esse jogo passa por jogar melhor do que fizemos hoje e mais concentrados. Não podemos perder muitas bolas, porque sabemos que a Argentina sai muito bem no contra-ataque. Precisamos defender melhor e, em geral, será uma partida bem diferente do jogo de hoje. Todo mundo já tem que pensar no próximo jogo para não faltar concentração”, encerrou o treinador.
 
(Danilo Borges/ME)(Danilo Borges/ME)
 
Pensando em revanche
Ainda com as lembranças da final de 2011 frescas, Chiuffa confessa ainda não ter digerido totalmente a derrota para os argentinos no Pan de Guadalajara. “Eles ainda não jogaram, mas acho muito difícil o Uruguai surpreender a Argentina. Até agora a gente estava tentando não pensar muito neles, porque tínhamos o jogo contra o Chile, que sabíamos que seria um pouco acirrado, um pouco complicado. Mas agora estamos na final e com o pensamento totalmente na Argentina”, declarou.
 
“A gente sabe que não vai ser um jogo fácil e eles também sabem disso. Brasil e Argentina, como sempre, tem rivalidade e a gente vai entrar com tudo e focado o máximo possível para fazer um bom jogo e sair daqui com a medalha de ouro. A gente quer esse Brasil e Argentina na final até para descontar a final de Guadalajara. A gente fala que não, mas o sentimento ainda está lá. Nós olhamos em casa a medalha (de 2011) e dizemos: ‘Caramba, a gente podia ter ganho isso daí...’. Mas a gente vai reverter esse negócio aqui nesse Pan de Toronto”, finalizou Chiuffa. A final masculina do handebol será no sábado (25.07), às 21h (de Brasília).
 

Luiz Roberto Magalhães, brasil2016.gov.br, de Toronto (Canadá)

Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla