Ministério do Esporte Brasil atropela Porto Rico na estreia do basquete masculino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil atropela Porto Rico na estreia do basquete masculino

 
Foto: Jonne Roriz/ Exemplus/ COBFoto: Jonne Roriz/ Exemplus/ COB
 
O basquete masculino do Brasil fez nesta terça-feira (21.07) sua estreia em Toronto contra Porto Rico. Com ótima atuação defensiva e aproveitamento de 47% da linha dos três pontos, a seleção venceu os atuais campeões pan-americanos sem dificuldades, por 92 a 59. O cestinha da partida foi o paulista Rafael Hettsheimeir, com 19 pontos.
 
Para Olivinha, do Flamengo, a sólida atuação defensiva brasileira foi fundamental para a vitória. “É uma coisa que o Rúben (Magnano, técnico) vem cobrando desde o início da preparação. A principal chave da nossa esquipe é a defesa. Acho que a gente conseguiu ter uma excelente defesa, principalmente no primeiro tempo, e conseguimos abrir uma vantagem excelente. Tomamos apenas seis pontos no primeiro quarto e isso nos ajudou bastante no decorrer do jogo”, apontou.
 
Foto: Jonne Roriz/ Exemplus/ COBFoto: Jonne Roriz/ Exemplus/ COB
 
O ala-pivô afirmou ainda que, para o grupo, era importante começar a competição vencendo. “A gente sabe que a estreia é sempre nervosa, mas nossa equipe hoje começou muito bem. Conseguimos uma vitória sobre Porto Rico, que é um time de bastante tradição nesse torneio, equipe de muita qualidade. Com certeza nos dá moral para dar sequência ao trabalho, vamos ver se a gente consegue repetir a nossa atuação amanhã”, completou.
 
Nesta quarta-feira (22.07), às 14h30 (de Brasília), o Brasil volta à quadra para a segunda partida na competição, contra a Venezuela.
 
O jogo
Com nove de seus 12 jogadores convocados atuando no Novo Basquete Brasil (NBB), a seleção começou a partida com Rafael Luz (armador), Benite, Léo Meindl e Hettsheimeir (alas) e Augusto Lima (pivô).
 
Com ótimo desempenho nos rebotes (15) e nove chutes certeiros da linha de três pontos, os comandados de Rubén Magnano conseguiram abrir uma vantagem de 25 pontos na primeira etapa, com destaque para Hettsheimeir, com 14 pontos e dois rebotes. Placar: Brasil 31 x 6 Porto Rico.
 
Foto: Jonne Roriz/ Exemplus/ COBFoto: Jonne Roriz/ Exemplus/ COB
 
O segundo quarto seguiu o mesmo roteiro.  A equipe porto-riquenha cometia muitos erros ofensivos e Larry Taylor, Fischer e Olivinha saíram do banco para garantir que as bolas de três brasileiras continuassem caindo. O ala-armador Vitor Benite, jogador que mais tempo permaneceu em quadra, que comandava as ações ofensivas da equipe ao fim do período, já tinha dez pontos e três assistências. Com 59% de aproveitamento da linha de três até a metade da partida, a seleção ampliou ainda mais a vantagem, fechando o quarto em 60 x 17.
 
Apostando na velocidade, Porto Rico voltou para o terceiro quarto disposto a diminuir a vantagem brasileira. Com um início mais eficiente tanto nos rebotes ofensivos quanto nos contra-ataques, os porto-riquenhos conseguiram sufocar a equipe brasileira, que precisou de mais de três minutos para marcar pela primeira vez neste tempo. O Brasil voltou a rodar bem a bola e equilibrou as ações ao final do período, que terminou em 79 x 42. João Paulo chegou a dez rebotes, oito deles da linha defensiva.
 
No tempo derradeiro, coube à seleção apenas administrar a vantagem conquistada durante o confronto.  Hettsheimeir, cestinha com 19 pontos,  e Vitor Benite, com 16 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, foram os destaques da partida. Fim de jogo, Brasil 92 x 59 Porto Rico.
 
Foto: Jonne Roriz/ Exemplus/ COBFoto: Jonne Roriz/ Exemplus/ COB
 
O basquete recebeu diversos investimentos federais entre 2009 e 2014, que somados ultrapassam R$ 66 milhões. Entre Bolsa Atleta e Plano Brasil Medalhas, são 305 atletas beneficiados.
 
Com o apoio federal, diversos projetos da Liga Nacional de Basquete (LNB) e da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) foram implantados com o objetivo de impulsionar a modalidade e revelar novos talentos. Um dos exemplos é a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), voltada para preparação de atletas sub 22 masculino.
 
Na seleção brasileira masculina convocada para o Pan, quatro jogadores recebem o benefício da Bolsa Atleta: os armadores Rafael Luz e Ricardo Fischer e os ala-pivôs Olivinha e Marcus Toledo. 
 
Pedro Ramos, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla