Ministério do Esporte Brasil vira contra os Estados Unidos e vai direto para a semifinal do vôlei feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil vira contra os Estados Unidos e vai direto para a semifinal do vôlei feminino

(William Lucas/Inovafoto/CBV)(William Lucas/Inovafoto/CBV)
 
 
Embalada pela torcida brasileira que lotou o Centro de Exibição de Toronto, no Canadá, a seleção feminina de vôlei venceu os Estados Unidos por 3 x 2, de virada, parciais de 22/25, 25/21, 18/25, 25/22 e 15/11. Com a vitória, a equipe comandada por José Roberto Guimarães termina a fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos invicta e avança direto para a semifinal, contra o vencedor do confronto entre Argentina e Porto Rico.  
 
A seleção entrou em quadra sem sua principal jogadora. A ponteira Jaqueline sentiu dores na lombar e ficou no banco de reservas. No embate mais disputado do torneio, o Brasil precisou se superar para conseguir a vitória, já que por duas vezes esteve atrás no placar. “Foi uma partida muito bem jogada pelas duas partes. Tivemos ótimos momentos e outros difíceis. Acho que temos que pensar que estamos no caminho certo e agora temos que trabalhar mais para a semifinal”, disse Fernanda Garay, autora de 17 pontos na partida.
 
Uma das melhores em quadra, a jovem Rosamaria, de 21 anos, ressaltou que o confronto serviu para valorizar o trabalho em equipe. “Fiquei muito feliz em poder ajudar o time novamente. Nós revezamos durante toda a partida e isso mostra que precisamos do grupo inteiro. Superamos os momentos de dificuldade e tínhamos a consciência de que seria assim. Ainda bem que conseguimos sair com a vitória”, celebrou.
 
(William Lucas/Inovafoto/CBV)(William Lucas/Inovafoto/CBV)
 
O jogo
A empolgação da torcida brasileira, em maior número nas arquibancadas, não se traduziu em superioridade da equipe dentro da quadra quando a bola entrou em jogo. As norte-americanas lideraram o primeiro set do começo ao fim até fechar a parcial em 25/22.
 
Na volta à quadra, as atuais campeãs pan-americanas se recuperaram e mostraram poder de reação. Com Rosamaria no lugar de Joyce, o Brasil melhorou seu desempenho. Com pouco erros, as brasileiras se recuperaram do início ruim e venceram o set com uma linda bola de segunda da levantadora Macris, fechando em 25/21. 
 
Os Estados Unidos voltaram a dominar no terceiro set.  Com muitos erros das brasileiras, as americanas chegaram a abrir 10 pontos. O Brasil fez um jogo de recuperação, encurtou a vantagem das adversárias, mas não conseguiu evitar a derrota por 25/18.   
 
No quarto set, mais uma volta por cima das brasileiras. Precisando vencer para se manter viva na partida, a seleção melhorou o bloqueio e a defesa.  Depois de um set sofrido para as brasileiras, o país venceu por 25/22, levando o confronto para o último e decisivo set.
 
No tie-break, o equilíbrio entre as duas equipes foi impressionante. Os ataques prevaleceram até o 9/9, quando Joyce saiu do banco de reservas para conseguir dois pontos seguidos de bloqueio. A jogadora seguiu brilhando nos pontos finais e foi fundamental para a vitória por 15/11.
 
Breno Barros e Pedro Ramos, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla