Ministério do Esporte Brasil perde para Cuba e fica fora do pódio do Pan no basquete feminino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil perde para Cuba e fica fora do pódio do Pan no basquete feminino

 
 
A última vez em que o basquete feminino brasileiro não subiu ao pódio dos Jogos Pan-Americanos foi em Winnipeg 1999. Nesta segunda-feira (20.07), a seleção repetiu o quarto lugar daquela edição ao perder para Cuba por 66 x 62 na partida que valeu a medalha de bronze nos Jogos de Toronto 2015. As cubanas foram para o pódio, fazendo com que o Brasil repetisse seu pior desempenho na competição. Desde 1955, na Cidade do México, as brasileiras ficaram na quarta posição apenas quatro vezes.
 
(Gaspar Nobrega/Inovafoto/Bradesco)(Gaspar Nobrega/Inovafoto/Bradesco)
 
O Brasil fez um jogo equilibrado contra Cuba, que foi eliminada pelos Estados Unidos na semifinal. Mas a frieza e a eficiência das cubanas nos minutos finais fizeram a diferença. Com uma atuação inspirada da armadora Casanova no quarto decisivo, a seleção de Cuba venceu e assegurou seu lugar no pódio. A final será disputada entre as norte-americanas e o Canadá, que eliminou o Brasil na outra semifinal.
 
A cestinha da partida foi justamente Casanova, com 18 pontos. A armadora Tainá, a melhor jogadora da seleção brasileira no Pan, anotou 16 e pegou cinco rebotes, mas também cometeu sete desperdícios de bola. Além dela, a ala-pivô Gil terminou a partida com 10. A cubana Noblet também se destacou com um duplo duplo de 16 pontos e 14 rebotes.
 
(Gaspar Nobrega/Inovafoto/Bradesco)(Gaspar Nobrega/Inovafoto/Bradesco)
 
A partida desta segunda-feira foi mais equilibrada do que a semifinal. As brasileiras se mantiveram no jogo do início ao fim, mas mais uma vez os erros e desperdícios de arremessos livres fizeram a diferença no placar. O Brasil teve diversas chances de virar o placar e chegou a liderar a partida, mas a inconsistência do time trouxe as cubanas para a partida de volta inúmeras vezes.
 
Nas últimas três edições do Pan, o Brasil havia conquistado medalhas em todas. Em Santo Domingo 2003, as meninas ficaram com o bronze. Em casa, no Rio de Janeiro 2007, a medalha foi de prata, com derrota na final para os Estados Unidos. Já em Guadalajara 2011 a medalha também foi de bronze.
 
Nesta terça-feira (21.07) será a vez da equipe masculina iniciar sua caminhada em busca de uma medalha em Toronto. O Brasil está no Grupo A, ao lado de Porto Rico, Venezuela e Estados Unidos. A primeira partida é às 11h30 (horário de Brasília), contra os porto-riquenhos.
 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla