Ministério do Esporte Em batalha de cinco sets, Cuba vence o Brasil no vôlei masculino
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em batalha de cinco sets, Cuba vence o Brasil no vôlei masculino

 
Após estrear com vitória sobre a Colômbia, a seleção brasileira de vôlei masculino voltou à quadra neste domingo (19.07) pelos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Em confronto com a forte equipe de Cuba, o Brasil acabou derrotado por 3 x 2 (20/25, 25/18 23/25, 25/22 e 11/15) e agora encara a líder da chave, Argentina, na terça-feira (21.07), para confirmar a classificação às quartas de final do torneio. Mesmo com o revés, o Brasil segue confiante, já que os três melhores times de cada grupo avançam.
 
O técnico brasileiro, Rubinho, apesar de considerar remota a possibilidade de desclassificação, afirma que é importante fazer um boa partida contra a Argentina. “Não creio que a Colômbia consiga reverter os resultados contra esses dois times (Argentina e Cuba), mas nós temos que vencer a Argentina para tentar uma posição melhor. É uma equipe muito mais forte do que Cuba, tem uma qualidade técnica maior”, alertou.
 
Mesmo com a derrota, Rubinho valorizou a experiência dos Jogos Pan-Americanos para esta que não é considerada a seleção principal do vôlei masculino. “Temos que continuar o progresso dessa equipe. O fato de estarmos jogando contra estes times desta maneira é positivo. Essa é a forma de continuar o progresso destes jogadores”, afirmou.
 
O jogo
Após um começo equilibrado, Cuba abriu uma diferença de cinco pontos e, com saques forçados e bom desempenho nos bloqueios, administrou a vantagem até o fim do set. Além de sofrer com a forte defesa cubana, o Brasil não conseguiu encaixar nenhum bloqueio neste período da partida. Apostando nos ataques do talentoso oposto Rolando Cepeda, maior pontuador da primeira etapa com oito pontos, os cubanos não tiveram dificuldades para fechar o primeiro set em 25/20.
 
Encaixando bons saques e errando muito menos, o Brasil voltou melhor para o segundo set. Empurrado pela torcida, que lotou o Centro de Exibições de Toronto, e com grande atuação do oposto Renan e do ponteiro Douglas, a seleção fechou o set em 24/18 e empatou a partida.
 
(Willian Lucas/Inovafoto/CBV)(Willian Lucas/Inovafoto/CBV)
 
O terceiro set teve início equilibrado, com as duas equipes se alternando à frente do placar. Mais eficientes no ataque, no entanto, os cubanos abriram uma vantagem de quatro pontos pouco antes da metade do período. Muito inspirado, o ponteiro Jimenez infernizou a defesa brasileira e chegou a 18 pontos na partida. Em bloqueio simples de Richard, Cuba fechou o set em 23/25.
 
Pressionada pela desvantagem no placar, a equipe brasileira voltou nervosa para o quarto set. Com dois erros de ataque seguidos e vítima do paredão cubano, a seleção viu os adversários abrirem uma diferença de cinco pontos logo no início. Quando tudo parecia definido em favor dos cubanos, no entanto, o Brasil apostou na eficiência de Renan e contou com o sangue frio do capitão Maurício para fechar o set em 25/22 e levar a partida para o tie-break.
 
Em um quinto set eletrizante, prevaleceu a força de Cuba. Com menos erros não-forçados, saques fortes e bem encaixados e a mesma competência nos bloqueios, os cubanos fizeram 15/11 e selaram a vitória. O maior pontuador da partida foi Jimenez, de Cuba, com 26 pontos. Pelo Brasil, Douglas foi o que mais pontuou (23).
 
Pedro Ramos, de Toronto (Canadá)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla