Ministério do Esporte Parque Poliesportivo da UFRN é inaugurado em Natal com presença do ministro do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Parque Poliesportivo da UFRN é inaugurado em Natal com presença do ministro do Esporte

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou nesta terça-feira (29.04) da inauguração do Parque Poliesportivo do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Considerado o mais completo do estado, o parque vai receber seleções de futebol durante a Copa do Mundo FIFA 2014 e está selecionado para receber equipes para aclimatação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Também participaram do evento a governadora do estado, Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a reitora da universidade, Ângela Paiva Cruz, e o secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser.


A parceria entre o Ministério do Esporte e a UFRN, por meio de convênio, resultou em um dos mais importantes legados dos Jogos Olímpicos de 2016 para o esporte do Nordeste. O Parque Poliesportivo integrará a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo que está sendo estruturada pelo Ministério do Esporte.

Saiba mais:

: Parque Poliesportivo do Campus Central da UFRN integrará a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo


Infraestrutura
Com investimento de R$ 11,8 milhões do Ministério do Esporte, o parque é composto por uma pista de atletismo de alto rendimento e um campo de futebol, ambos com medidas oficiais. A pista, certificada com nível 2 da IAAF (Associação das Federações Internacionais de Atletismo), tem sistema de iluminação que permite transmissão de eventos à noite.

A estrutura é formada por pista com 400 metros e 8 raias sintéticas, sendo: duas pistas para lançamentos de dardos; uma para salto com vara; duas pistas contíguas para salto em distância com duas caixas de salto; uma pista de aquecimento com quatro raias; duas caixas de salto; áreas para lançamento de peso, martelo e disco e salto em altura; fosso para corrida de obstáculos; arquibancadas cobertas para mais de mil espectadores; e um sistema independente de iluminação que contém uma subestação com capacidade para 500 kVA e iluminação especial que permite transmissões noturnas de alta qualidade.

Em setembro de 2013, a pista teve como evento-teste os Jogos Escolares da Juventude, na faixa etária de 12 a 14 anos. Na época, o ministro Aldo Rebelo visitou o local em companhia da governadora Rosalba Ciarlini e da reitora Ângela Paiva. Desde então, a universidade construiu o sistema de iluminação e fez o acabamento das obras.

O campo de futebol, com 105m x 68m, é uma construção sustentável que prevê reaproveitamento de água por meio de bombeamento das águas residuais da Estação de Tratamento de Esgotos do Campus Central para irrigação do gramado. No período da Copa do Mundo 2014, o campo receberá quatro seleções para treinamentos: Estados Unidos, Uruguai, Grécia e Camarões. “Essas obras, assim como a Arenas das Dunas, inaugurada em janeiro, constituirão um legado da Copa 2014 que ficará para as próximas gerações”, diz a reitora da universidade.



Rede Nacional de Atletismo
A pista do Parque Poliesportivo da UFRN é mais uma importante instalação para o esporte nordestino. Ao todo, o governo federal está financiando 53 pistas oficiais de atletismo em diversos estados e outras 168 minipistas que serão construídas nos Centros de Iniciação ao Esporte em todo o país. “O legado dos Jogos Rio 2016 para a infraestrutura esportiva se espalha pelo Brasil”, afirma o secretário Leyser.

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla