Ministério do Esporte Beach soccer é atração em Copacabana nesta sexta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Beach soccer é atração em Copacabana nesta sexta

O beach soccer (futebol de areia) movimentou as areias da praia de Copacabana durante toda a manhã e tarde, desta sexta-feira (26.8). Crianças, adolescentes e atletas consagrados participaram de uma série de eventos para promover a modalidade na Arena Esporte Lazer, montada pelo Ministério do Esporte ao lado do Posto 3.

Crianças do Programa Segundo Tempo praticam Beach Soccer nas areias da Arena de Esporte e Lazer, em Copacabana. Foto: Ivo Lima/MECrianças do Programa Segundo Tempo praticam Beach Soccer nas areias da Arena de Esporte e Lazer, em Copacabana. Foto: Ivo Lima/ME


A programação, que começou com um torneio entre crianças de comunidades carentes do Rio de Janeiro, seguiu durante a tarde com alunos do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal. O dia foi encerrado com uma partida amistosa entre Amigos do Júnior Negão e Amigos do Jorginho, duas estrelas da modalidade no Brasil.

“Eu estou me sentindo no Maracanã. Nunca joguei em um local que tivesse arquibancadas e torcedores. Estou muito feliz, ainda mais sabendo que nesta areia vão jogar craques como, por exemplo, o Júnior Negão”, comemorou Gabriel, de 13 anos, morador da comunidade do Cantagalo e atleta do Projeto Reação, que dá aulas de beach soccer para crianças carentes nas praias de Copacabana.

Fundador do projeto Geração, Almir Fernandes falou sobre a iniciativa que atende mais de 800 crianças. “Atualmente o nosso projeto conta com 814 crianças, sendo que 75% delas são de comunidades próximas a Copacabana, Botafogo e toda a Zona Sul, principalmente as pacificadas. O nosso trabalho tem se fortalecido. A cada dia aparecem de três a cinco alunos para entrar no projeto. A nossa alegria é ver as crianças correndo, porque a gente não está formando só futuros jogadores, nós estamos formando cidadãos.”

Além das partidas de beach soccer, as crianças do projeto comandado por Almir Fernandes tiveram a oportunidade de conhecer o Segundo Tempo. Mais 50 crianças beneficiadas pela iniciativa do Ministério do Esporte também participaram dos eventos na Arena Esporte Lazer.

“O esporte é inclusivo, é transformador. Ter essa chance de reunir tantos jovens em torno da prática esportiva nos deixa muito feliz. Eles não estão apenas competindo, estão adquirindo conhecimento, experiência”, disse o coordenador do Segundo Tempo em Bom Sucesso (RJ), Sargento Paixão.

O Programa Segundo Tempo democratiza o acesso à prática do esporte, promovendo o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em áreas de vulnerabilidade social.

Depois da programação com crianças e adolescentes, ‘o dia do Beach Soccer’ na Arena Esporte Lazer ainda contou com a participação de diversos craques da modalidade que participaram do amistoso entre Amigos do Júnior Negão e Amigos do Jorginho. “O convite para participar deste evento foi muito especial, principalmente, por conta do momento que o esporte brasileiro está vivendo. Os Jogos Olímpicos foram maravilhosos, mas a gente queria que o beach soccer estivesse lá. Nós continuaremos lutando por isso” afirmou Júnior Negão, um dos maiores nomes da modalidade no mundo.

Quando a bola rolou, o time de Jorginho derrotou a equipe do amigo Júnior Negão por 3 a 2. O craque que dá nome à equipe vencedora e um dos maiores artilheiros da história da seleção brasileira de beach soccer vislumbra parcerias para desenvolver a modalidade. “A gente quer começar uma parceria com o Ministério do Esporte para promover o futebol de areia pelo Brasil e no Rio de Janeiro. Nós estamos carentes de campeonatos e, por isso, a gente quer que essa parceria faça surgir novos ídolos no nosso esporte”, ressaltou Jorginho.

Arena Esporte Lazer

A Arena Esporte Lazer, que recebeu durante esta quinta e sexta-feira (25 e 26.8) diversas atividades esportivas e culturais, é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social do Ministério do Esporte (Snelis). No local foram apresentados os principais projetos desenvolvidos pela secretaria, como os tradicionais Jogos Indígenas, Programa Segundo Tempo; Luta pela Cidadania; Programa Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável.

Com o fim das atividades, nesta sexta, o secretário da Snelis, Leandro Cruz, comemorou os resultados do evento. “A diversidade é uma das características da Secretária Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social do Ministério do Esporte. A gente teve aqui uma diversidade grande de atividades, de gênero, com o objetivo de divulgar esses esportes, divulgar essas culturas e, acima de tudo, promover o lazer, promover o esporte educacional e promover a inclusão social, o que é fundamental”, concluiu.

João Paulo Machado
Ascom – Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla