Ministério do Esporte Secretário do Ministério do Esporte participa de encontro na Turquia para celebrar abertura da 16ª Gymnasíade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário do Ministério do Esporte participa de encontro na Turquia para celebrar abertura da 16ª Gymnasíade

O secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Fróes, participou nesta segunda-feira (11.06), em Trabzon, na Turquia, de encontro com os presidentes das Federações do Desporto Escolar do Brasil, vice presidente da Federação Turca de Desporto escolar, membros da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados para celebrar a abertura da 16ª Gymnasíade, o maior evento esportivo escolar do mundo.

Secretário Nacional de Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Fróes (último à esq.), participa de encontro de desporto escolar na TurquiaSecretário Nacional de Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Fróes (último à esq.), participa de encontro de desporto escolar na Turquia

O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antonio Hora Filho, ressaltou a importância do encontro para estreitar as relações em busca do desenvolvimento do desporto escolar no Brasil. "É com muita felicidade que chegamos até aqui, tendo a oportunidade de dar continuidade ao relacionamento Brasil e Turquia e mostrando para o mundo o quanto é importante o investimento e desenvolvimento do esporte na escola".

A primeira edição do jogos aconteceu na cidade de Wiesbaden, na Alemanha Ocidental, em 1974. A Gymnasíade é realizada a cada três anos e se destina aos estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio. O Brasil sediou o evento em 2013.

Para o secretário, Leandro Fróes o evento é uma forma de mostrar a diversidade esportiva e cultural. "No momento em que o Brasil debate o plano e sistema nacional de esporte, a presença de tantos deputados federais representa a preocupação do parlamento brasileiro com o esporte educacional. De um ponto de vista, os jogos servem para o fortalecimento, união e a consolidação do nosso esporte escolar! Nossa expetativa é que a delegação brasileira seja capaz de passar uma mensagem de paz, solidariedade e de união a toda juventude mundial", disse.

Presidente da comissão de esporte da Câmara dos Deputados, Cesar Halum comentou sobre os objetivos dos parlamentares participarem da comissão em Trabzon. " O mais importante foi trazer o reconhecimento ao desporto escolar no atual momento em que o Brasil está elaborando o plano nacional de desporto. Nós só defendemos aquilo que gostamos e gostamos daquilo que conhecemos, por isso viemos conhecer mais sobre o esporte escolar brasileiro e turco".

O vice presidente da Federacao Turca do Desporto Escolar, Adem Akysin, agradeceu a presença dos representantes do esporte brasileiro. "O Esporte é uma oportunidade de misturar todas as culturas e isso é muito rico para os nossos jovens. Nós turcos, consideramos os brasileiros como nossa família e dessa forma queremos compartilhar, aprender e crescer. O sucesso não é o mais importante e, sim, o aprendizado que teremos com esse evento".

Os Jogos

Este ano, a cidade de Trazbon, na Turquia, vai sediar os jogos mundiais escolares, entre os dias 11 e 18 de julho. O evento, considerado o maior campeonato esportivo escolar mundial, reúne milhares de atletas escolares e propicia a jovens atletas integração e diversidade cultural. O Brasil será representado por uma delegação de quase 230 alunos-atletas das redes públicas e privadas de educação.
 
Jovens de 14 a 18 anos, de 65 países, vão competir na 16ª Gymnasiade em 11 modalidades esportivas: atletismo, ginástica aeróbica e rítmica, judô, karatê, natação e xadrez, além de esgrima, luta livre, tiro com arco e tênis, que foram incluídas no calendário da competição neste ano.
 
A última edição da Gymnasiade, em 2013, foi realizada no Distrito Federal, e foi um momento único para as Américas, principalmente para o Brasil, que pela primeira vez sediou um evento escolar desse porte, contando com 2 mil atletas de 30 países em 8 modalidades. O Brasil levou o terceiro lugar na competição e superou as expectativas.

Èrica Assano, da Turquia

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla