Ministério do Esporte Ministério do Esporte capacita gestores e prefeitos para elaborarem projetos sociais esportivos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte capacita gestores e prefeitos para elaborarem projetos sociais esportivos

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoA Caravana de Planejamento de Projetos do Ministério do Esporte continua com as oficinas nas capitais brasileiras, esclarecendo dúvidas referentes aos editais abertos pelo órgão relacionados aos programas Esporte e Lazer da Cidade, Pelc Vida Saudável, Segundo Tempo e Luta pela Cidadania.

A caravana é responsável em orientar, informar, capacitar e instruir prefeitos e gestores para que possam ter acesso aos programas.  Cada entidade pode apresentar, no máximo, dois projetos e o prazo para apresentação termina no dia 10 de fevereiro. O resultado final das propostas apresentadas será divulgado em março, segundo explicação da orientadora pedagógica Claudia Catarino.

“Além de informar e capacitar os prefeitos e gestores, o objetivo do Ministério é proporcionar esporte e lazer, fomentando a cultura local, desenvolvendo o esporte de acordo com as necessidades e a cultura de cada região, de cada cidade”, afirmou Claudia.

“Esse é um momento propício para que a gente possa elaborar os projetos e não perder nenhuma oportunidade de receber recursos. O fato de o Ministério do Esporte vir até aos municípios é uma novidade porque antes, na maioria das vezes, eram os prefeitos quem se deslocavam até Brasília em busca de recursos”, ressaltou o prefeito de Rio Branco (AC), Marcus Alexandre.

 “Essa visita dos técnicos através dessa caravana é mais uma resposta importante do Ministério do Esporte, pois esses programas são de grande importância para os municípios. Essa parceria ajuda as prefeituras e, nesse contexto, o compartilhamento do conhecimento e das informações garante o acesso aos recursos”, finalizou o parlamentar, Alan Rick, do Acre.

Segundo o orientador pedagógico do Ministério, Jedson Chaves Magalhães, o objetivo é que sejam aprovados cada vez mais projetos, e para isso é fundamental que os estados, municípios e demais entidades conheçam os editais e cumpram os seus requisitos.

O coordenador João Alberto Chagas Lima explica que existem editais abertos para programas que atendem o público em geral. É o caso do Programa Segundo Tempo distribuído em diversos núcleos que leva esporte e lazer para crianças e adolescentes nos municípios.

Já o Pelc incentiva a realização dessas atividades nos municípios para o público de todas as idades. Existe também o Programa Vida Saudável que trabalha diretamente com o público da terceira idade com atividades recreativas e culturais.

Por último, há o programa Luta pela Cidadania destinado a democratizar a prática esportiva no país com a ampliação de centros de treinamentos para serem usados por crianças acima dos seis anos de idade e idosos, além de incentivar a prática de modalidades de luta. As últimas oficinas da caravana acontecem dia 29 de janeiro em Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e João Pessoa (PB).

Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla