Ministério do Esporte Jogos Sul-Americanos Escolares começam no dia 5 de dezembro, em Assunção, no Paraguai
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos Sul-Americanos Escolares começam no dia 5 de dezembro, em Assunção, no Paraguai

Foto: CBDEFoto: CBDE

Começa no próximo sábado (5.12) e prossegue até (13.12), em Assunção, no Paraguai, a 21ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2015, promovidos pelo Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude), com a participação de nove países. Os campeões das Olimpíadas Escolares etapa 12 a 14 anos, realizada este ano em Fortaleza (CE) se preparam para representar o Brasil. A cerimônia de abertura acontecerá às 19h, do próximo domingo (6.12).

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, o principal objetivo do evento é o intercâmbio cultural entre jovens de 12 a 14 anos dos países irmãos da América do Sul, para que pratiquem esporte sem a garantia que se transformem em atletas de alta peformance, e sim que sejam cidadãos. “A CBDE se sente orgulhosa em agregar valores esportivos à formação da juventude brasileira”, afirmou.

Foto: CBDEFoto: CBDEA delegação brasileira será representada por 214 pessoas entre estudantes atletas, equipe técnica, delegados, médicos, fisioterapeutas e chefes de delegações. Além da representação do Brasil, que conta com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e do país anfitrião, Paraguai. Também participarão do Sul-americano Escolar as delegações de Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Suriname, Equador, Uruguai e Venezuela.

Os Jogos Escolares contarão com dez modalidades esportivas: quatro coletivas e seis individuais. Vôlei, basquete, futsal e handebol são as modalidades coletivas disputadas no masculino e feminino. Judô, natação, tênis de mesa, xadrez, atletismo e atletismo para pessoas com deficiências (PCD) são as modalidades individuais, também realizadas nos dois naipes.

Atletismo

Este ano, 34 atletas brasileiros (17 homens e 17 mulheres) competirão em quatro grupos de prova. São eles: corridas; saltos em distância, altura e triplo; arremessos e lançamentos; e provas combinadas de hexatlo (masculino) e pentatlo (feminino). Já o grupo especial da modalidade é composto por seis estudantes (três homens e três mulheres). O atletismo para pessoas com deficiência contará com duas categorias de provas: corridas e saltos em distância.

Os locais dos jogos ficaram distribuídos da seguinte forma: futsal masculino e feminino (Complexo Poliesportivo da Secretaria Nacional de Esportes); handebol masculino e feminino (estádio da Confederação de Handebol); vôlei masculino e feminino ( estádio da Federação de Voleibol); basquete masculino (estádio do Clube Liberdade); basquete feminino (estádio do clube Sol de América); judô (Centro Nacional de Judô); tênis de mesa (Federação de Tênis de Mesa); e atletismo (pista sintética da Secretaria Nacional de Esportes).

Cleide Passos

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla