Ministério do Esporte Ministro George Hilton participa de sessão da Unesco que renova a Carta Internacional de Educação Física e Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro George Hilton participa de sessão da Unesco que renova a Carta Internacional de Educação Física e Esporte

(Roberto Castro/ME)(Roberto Castro/ME)
Os 195 Estados-membros da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) aprovaram na tarde desta quarta-feira (11.11), em Paris, a revisão da Carta Internacional de Educação Física, Atividade Física e Esporte. Com a presença do ministro do Esporte do Brasil, George Hilton, a sessão final da Comissão de Ciências Humanas e Sociais da 38ª Conferência-Geral da Unesco decidiu também criar o Dia do Esporte Universitário, a ser comemorado em 20 de setembro.
 
Criada em 1978, a Carta Internacional nunca havia passado por uma atualização. O texto aprovado em Paris define a prática de educação física, atividades físicas e esportes como um direito fundamental da população e recomenda que os governos invistam no ensino de educação física nas escolas. “É simbólico para nós, brasileiros, que esse trabalho esteja sendo realizado justamente quando nosso país finaliza os preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, discursou o ministro George Hilton na sessão da Unesco.
 
“Mais do que o legado físico dos Jogos Rio 2016, queremos um legado cultural, de consolidação da prática esportiva. Esta revisão da Unesco demonstra de maneira clara, universal, que o ensino de educação física nas escolas é fundamental para a construção de pátrias esportivas”, afirmou George Hilton.
 
(Roberto Castro/ME)(Roberto Castro/ME)Antes da sessão que renovou a Carta Internacional, o ministro George Hilton recebeu os cumprimentos da presidente da Comissão de Ciências Humanas e Sociais da Unesco, a camaronesa Hadidja Alim Youssouf. Ela agradeceu o apoio do governo brasileiro na revisão da Carta e a valorização do ensino de educação física.
 
George Hilton reiterou que o momento da atualização da Carta Internacional de Educação Física da Unesco é coincidente com a formulação do Sistema Nacional do Esporte, que deve ser enviada ao Congresso brasileiro até o fim do ano.
 
“Vamos definir as responsabilidades de União, estados e municípios, além da participação da iniciativa privada, nas ações de políticas públicas para perenizar a prática de atividades físicas. Nesse sentido, a obrigatoriedade do ensino de educação física nas escolas é fundamental”, defendeu o ministro.
 
Parceria com a França
Na noite de terça-feira (10.11), George Hilton se reuniu em Paris com o ministro do Esporte da França, Thierry Braillard. Os dois acertaram uma parceria entre os dois países na formulação de ações para a conexão entre esporte educacional e de alto rendimento. “Até os anos 1980, a prática esportiva era importante no currículo escolar brasileiro. Precisamos retomar esse conceito, colocando a escola com base do esporte”, afirmou o ministro brasileiro.
 
George Hilton quer aproveitar o ambiente dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para mudar o cenário de prática de atividades físicas no Brasil. O Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgado em abril pelo Ministério do Esporte, revelou um número preocupante: 45,9% da população brasileira é sedentária. “As Olimpíadas fazem parte de um projeto nacional do governo da presidenta Dilma Rousseff, de transformação do Brasil numa nação verdadeiramente olímpica.”
 
Em seu discurso na Unesco, o ministro informou que o Brasil está construindo Centros de Iniciação ao Esporte em mais de 240 municípios e estruturando uma Rede Nacional de Treinamento para atletas de alto rendimento em todas as regiões do país.
 
Paulo Rossi, de Paris
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla