Ministério do Esporte UnB e Ministério do Esporte lançam 27º Encontro Nacional de Recreação e Lazer
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

UnB e Ministério do Esporte lançam 27º Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Brasília foi palco nesta terça-feira (18.08) da cerimônia de lançamento do 27º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel), evento formado por meio de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Universidade de Brasília (UnB). O lançamento reuniu autoridades do mundo esportivo, além do reitor da UnB, Ivan Marques de Toledo e Evandro Garla, secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.

Foto: Divulgação/César TadeuFoto: Divulgação/César TadeuO Enarel será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Com expectativa de 600 participantes, entre brasileiros e estrangeiros, o encontro terá como públicos-alvo estudiosos, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento e intervenção que interagem no vasto campo interdisciplinar e multiprofissional do lazer.

A Faculdade de Educação Física (FEF/UnB), por meio do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão de Esporte (Gesporte) é a responsável pela organização do evento que contou com investimentos de R$ 536,7 mil, repassado pelo Ministério do Esporte.

“A parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para a realização desse encontro, se soma a várias parcerias já efetivadas com sucesso entre a UnB e o Ministério do Esporte. Apoiar o Enarel é reafirmar e reconhecer a importância do tema lazer nas políticas públicas de esporte”, afirmou Evandro Garla.

O secretário ressaltou ainda algumas prioridades do ministro George Hilton, e destacou o Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte) – pesquisa que detalha as informações sobre a cultura esportiva do país, como forma de aperfeiçoar as políticas públicas de esporte – e o Sistema Nacional de Esporte (SNE), demanda das três Conferências Nacionais do Esporte já realizadas, que tornou-se uma prioridade.

 “Gestão Estratégica das Experiências de Lazer” foi o tema escolhido para essa edição do Enarel. A escolha do tema visa fortalecer a missão do evento, tendo em vista a sua própria história do contexto atual dos estudos e pesquisas e da intervenção profissional no campo do lazer. Ao mesmo tempo se solidifica o processo de animação sociocultural por intermédio da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE), a geração de conhecimentos e sua difusão por meio da recém-criada Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL), potencializa-se a necessidade de se ampliar o escopo do Enarel na direção da qualificação da ação profissional.

História
Entre 1989 e 2014, ocorreram 26 edições, anuais e ininterruptas, sediadas em diferentes estados, promovendo discussões que demonstraram o crescimento das preocupações com o lazer em diferentes âmbitos, envolvendo profissionais de áreas de formação diversificadas, instituições de ensino superior, representantes dos governos federal e estadual, das prefeituras municipais, ONGs e empresas privadas.

Estiveram presentes ao evento Adelmir Santana - Presidente do Sistema Fecomércio-DF; André Lima - Secretário de Estado do Meio Ambiente; Antonio Carlos Bramante - Presidente do 27º Enarel; Claudionor Pedro dos Santos - Presidente do Sinlazer, representante da Confederação Brasileira de Clubes; Evandro Garla Pereira da Silva – Secretário da Snelis, Ivan Marques de Toledo Camargo - Reitor da UnB; Jake do Carmo - Diretor da Faculdade de Educação Física - FEF/DF;José Roberto Sfair Macêdo - Diretor Regional do Sesc-DF; Leila Gomes de Barros - Secretária deEsporte e Lazer do DF; Paulo Henrique Azevêdo - Coordenador do Laboratório Gesporte; Pedro Paulo Magno - Vice-presidente de Federação das AABB – FENABB; Roberto Correia - Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Esporte

Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla