Ministério do Esporte Tênis para Todos democratiza prática da modalidade em Belo Horizonte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Tênis para Todos democratiza prática da modalidade em Belo Horizonte

Uns creem que o tênis é um esporte de elite. Em Belo Horizonte, há gente acreditando que o tênis é para todos, sem barreiras físicas e sociais. Voltado para apresentar a modalidade como esporte de participação, o projeto "Tênis para Todos" já conquistou vários adeptos na capital mineira. "O segundo projeto desenvolvido era para atender 650 crianças e adolescentes da rede pública de ensino. A demanda foi tanta que atendemos cerca de 970. No mesmo período, acolhemos também 30 alunos no projeto Tênis sobre Rodas, voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida", analisa o coordenador do projeto, Gerson Souza.

A Lei de Incentivo ao Esporte foi o mecanismo legal utilizado pela instituição para viabilizar o projeto. "Esse é o segundo projeto que apresentamos ao Ministério do Esporte e que foi aprovado, e captamos os recursos financeiros. A terceira fase do Tênis para Todos já foi aprovada e estamos na etapa de correr atrás dos patrocinadores", explica.

A iniciativa leva o tênis para quatro regionais de Belo Horizonte: Barreiros, Oeste, Leste e Pampulha. "Desenvolvemos os projetos de tênis desde 2004. A Lei de Incentivo é algo mais recente. Continuamos com a ideia de democratizar a modalidade. Hoje, vemos os resultados como melhora dos desempenhos dos alunos na escola, socialização e o respeito pelo próximo", ressalta o coordenador.

                                         Aula de tênis em cadeira de rodas

Pelo histórico dedicado ao esporte, o projeto é considerado referência no Brasil para o desenvolvimento do tênis em cadeira de rodas e também na preparação de atletas para competições. O alto rendimento é outro diferencial da instituição.

"Atualmente, temos projetos de formação de atletas e de realização de torneios para serem aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Todos estão em fase de análise no Ministério do Esporte", antecipa Gerson.


Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla