Ministério do Esporte SEMANA DA MULHER: Futsal feminino brilha no extremo sul de Santa Catarina
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

SEMANA DA MULHER: Futsal feminino brilha no extremo sul de Santa Catarina

Elas já dominam quase todas as áreas do esporte e em algumas brilham e se transformam em estrelas, mostrando talento, determinação e muita concentração. Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o Ministério do Esporte apresenta a evolução significativa do futsal feminino, no Sul do Brasil, principalmente em Criciúma, cidade catarinense, onde o projeto Unesc Futsal Feminino é vitrine.

O projeto, viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, é executado pela Associação de Professores e Funcionários da Fucri, que atualmente trabalha com 70 atletas. O crescimento da modalidade teve grande expansão no território nacional, quando em 1983 o Conselho Nacional de Desportos (CND) oficializou a prática do futebol e do futsal para as mulheres.

A difusão do futsal feminino na região foi alcançada no decorrer da execução do Unesc Futsal Feminino, projeto que tem atletas, nas diversas categorias, todas disputando competições de nível regional, estadual e nacional. Algumas delas participam hoje da seleção brasileira de futsal, como acontece com a atleta Missiara Luiza Papst, que em 2006 foi contratada pela Unesc, como goleira, para integrar o time que representa a cidade de Criciúma, equipe que defende até hoje.

Ser goleira sempre foi o grande sonho de Missiara Luiza, que entrou nos campos com quatro anos de idade, e desde então nunca os abandonou. A jogadora já representou os municípios de Gaspar, Balneário Camboriú, Brusque e Blumenau. "Ela acreditou no seu potencial e correu atrás de seu sonho, como profissional e jogadora que é", comemora sua mãe, Marisa Miglioli Papst.

"Comparamos o desempenho da equipe com o dos anos anteriores e obtivemos bons resultados. Para ter melhor desempenho a equipe adulta treina diariamente de duas a três horas. Atualmente nossa equipe adulta está na semifinal da Liga Nacional de Futsal, a competição mais importante de nosso país, que acontece em maio deste ano", afirmou a técnica da equipe, Sabrina Cassol.

A equipe de futsal de Criciúma surgiu em 1998 e se divide em cinco categorias: sub 13, sub 15, sub 17, sub 20 e adulto. Semifinalista da Liga Nacional, campeã dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) e dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) a equipe conta com dois atletas que representam a Seleção Brasileira de Futsal, sendo campeãs sul-americanas em 2009.

Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla