Ministério do Esporte Esporte inclusivo propõe hábitos saudáveis a jovens do sertão de Alagoas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Esporte inclusivo propõe hábitos saudáveis a jovens do sertão de Alagoas

O programa Esporte Participação - um Grande Jogo no Sertão de Alagoas pretende mudar a rotina dos moradores de Delmiro Gouveia, cidade localizada na mesorregião do sertão alagoano, a 300 km da capital. A primeira fase do programa vai atender 400 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, os quais poderão optar por uma das modalidades esportivas disponíveis, com a que tenha maior afinidade, a fim de desenvolver suas habilidades, e, quem sabe, futuramente se tornar um campeão olímpico.

O programa em fase de implantação será executado com recursos captados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que além de ceder as instalações para a prática das atividades, é a responsável pelo projeto. O programa participativo e de inclusão de crianças, jovens e adolescentes que vivem em regiões de vulnerabilidade social visa estimular a interação e a prática de hábitos esportivos saudáveis no cotidiano da população, que será integrada socialmente de modo regular lúdico e prazeroso.

Para a coordenadora do projeto, professora Leonéa Santiago, o programa promoverá atividades esportivas de participação em diferentes modalidades que trabalham a variabilidade motora e o desenvolvimento globalizado das capacidades físicas dos jovens de até 12 anos. Os integrantes com idade entre 13 e 14 anos serão submetidos a treinamento voltado à iniciação esportiva, respeitando a aptidão, gosto e motivação para o voleibol, basquetebol ou handebol.

Outras iniciativas também vão fazer parte do programa, como festival de jogos esportivos coletivos para cada modalidade com faixa etária entre 15 e 16 anos. Outra iniciativa que integra as atividades é a ginástica de manutenção para adultos - alunos da universidade (Campus Sertão) e comunidade externa à Ufal.  

Campus da Ufal em Delmiro Gouveia

O Campus do Sertão, da Universidade Federal de Alagoas, desde 2009 tem sido um dos fatores mais relevantes para o desenvolvimento regional, principalmente para Delmiro Gouveia, sua sede. O movimento da interiorização da universidade pública teve como princípio alcançar justamente uma região com índices sociais desfavoráveis, reduto do pior desenvolvimento humano do estado. Na verdade, Delmiro Gouveia apresentava em 2002 uma taxa de analfabetismo de 40,86%, ou seja, dos 42.995 habitantes, naquele ano, 17.566 não sabiam ler e escrever.

Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) tem sido uma ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento humano do esporte nacional, pois permite que patrocinadores e doadores apoiem projetos que apresentem benefícios diretos para a população carente com vistas a investir na formação de talentos e consequentemente em saúde, educação e inclusão social.


Cleide Passos
Foto: Divulgação

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla