Ministério do Esporte Projeto Craque do Amanhã conquista título do programa FIFA Football for Hope
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Projeto Craque do Amanhã conquista título do programa FIFA Football for Hope

O projeto educacional e socioesportivo Craque do Amanhã, promovido com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e executado pelo Centro de Integração e Desenvolvimento Sustentável (Cieds), conquistou o título do programa FIFA Football for Hope, tornando-se um dos projetos oficiais da Federação Internacional de Futebol. A iniciativa foi selecionada por oferecer capacidade organizacional e utilização de programas como ferramenta para lidar com os desafios sociais nas comunidades, com base no futebol. 

Dentro do período de realização da Copa do Mundo 2014, entre os dias 3 e 10 de julho, os integrantes do Craque do Amanhã, que funciona em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, participarão do Festival Football for Hope (FFH), uma celebração do poder e da beleza do esporte, envolvendo educação, cultura e futebol, com a participação de 32 delegações de jovens de todo o mundo.

Segundo o gestor e coordenador do Craque do Amanhã, Felipe Soares, a FIFA mapeou 198 organizações, e o Cieds, executor do projeto, foi uma das organizações inscritas, que ficou entre as 39 organizações elegíveis. “É um orgulho muito grande ter o Craque do Amanhã fazendo parte do programa Football for Hope da FIFA, a maior entidade esportiva mundial. Nosso projeto tem o objetivo de formar cidadãos, pessoas de caráter, trabalhando o futebol como ferramenta de inclusão social. É uma conquista de todos os envolvidos: jogadores idealizadores, equipe de campo, patrocinadores e os jovens beneficiados”afirmou Felipe.

A escolha foi feita por meio de estudo encomendado pela FIFA a um instituto de pesquisa, conduzido entre outubro de 2012 e abril de 2013, que utilizou critérios para avaliar a elegibilidade para o Football for Hope. A avaliação levou em conta o registro legal da organização, independência religiosa e sem fins lucrativos, ausência de qualquer tipo de discriminação, programas regulares e sólidos, além da utilização do futebol para lidar com problemas sociais de crianças e jovens que fossem financeiramente sustentáveis e tivessem uma abordagem de longo prazo.

O Craque do Amanhã tem como padrinhos os jogadores de futebol Paulo Henrique Ganso, do São Paulo, Wagner Love, do Shandong Luneng Taishan (China), e Ibson Barreto, do Corinthians. O projeto desenvolve um trabalho com crianças e jovens de 9 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino, uma das exigências para fazer parte das atividades do projeto, que tira das ruas aqueles em situação de vulnerabilidade social. O projeto também proporciona aos alunos desenvolvimento integral, físico, psicológico e social, e ajuda as famílias dessas crianças com cestas básicas para complementar a alimentação dos futuros craques do futebol.

O apoio da FIFA por meio do Football for Hope no Brasil já beneficiou mais de 250 programas em mais de 60 países de todos os continentes. Educação sobre o vírus HIV, resolução de conflitos, igualdade de gêneros, integração social de indivíduos portadores de deficiências intelectuais, capacitação, treinamento profissional, promoção da paz, liderança jovem e habilidades para a vida são alguns dos objetivos do programa.


Cleide Passos
Foto: Divulgação

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla