Ministério do Esporte Lei de Incentivo ao Esporte garante participação de velejadores em provas internacionais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lei de Incentivo ao Esporte garante participação de velejadores em provas internacionais

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoTrês atletas que integram a Seleção Brasileira de vela contam com apoio fundamental para disputar até o próximo domingo (06.04), em Palma de Mallorca (Espanha), a 1ª Copa Mundial da Classe Laser. Graças a recursos captados via Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Matheus Dellagnello, Maria Cristina Boabaid e Alex Veerem, velejadores do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, estão na Europa para disputar provas nas categorias radial e stander e representar o Brasil em competição com ranqueamento internacional e participação de atletas de mais de 40 países.

Matheus, Tina e Alex são beneficiados por recursos no valor de R$ 467.915,00, captados pelas empresas Tractebel Energia, Nortox, Assessoria Contábil e Empresarial (Orscitec), Komeco, Distribuidora Brasileira de Petróleo (DiBrapi) e Rudipel Rudnick Petróleo. Duas pessoas físicas também colaboraram: Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro. Pessoas jurídicas podem investir até 1% do Imposto de Renda tributados do lucro real. Já para pessoas físicas, o limite é de 6% do imposto devido.

Além do trio, Bruno Fontes tem apoio do projeto para disputar competição que será realizada na China, em outubro. Os atletas fazem parte da equipe brasileira de vela. Os recursos foram direcionados ao pagamento de despesas com passagens aéreas, hospedagem, taxas de inscrição e aluguel de barcos para a competição.

Jogos Olímpicos
Focado para atletas de alto rendimento com potencial para disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016, o  projeto “Aperfeiçoamento de Velejadores”, do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, tem parceria da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e inclui a participação em competições nacionais e internacionais. A proposta é estruturar e aprimorar o trabalho com esportes náuticos, fortalecendo o alicerce da formação, o aperfeiçoamento e a gestão de atletas velejadores.

O processo abrange ainda o desenvolvimento técnico, físico e cognitivo/psicológico, com suporte técnico, administrativo e acompanhamento fisiológico/nutricional. Disponibiliza uma comissão técnica completa: treinador, preparador físico, nutricionista, estagiário e fisioterapeuta. Também com recursos do projeto, foram adquiridos três barcos australianos da categoria laser de competição de alto nível.

“O incentivo é de extrema importância, pois permite que atletas participem de competições do calendário oficial preparado pela confederação”, informa o diretor do Iate Clube de Santa Catarina, Wagner Palmieri. Ele destaca as próximas competições internacionais de vela que terão representantes brasileiros graças a recursos da Lei de Incentivo: Hyeres (França), de 17 a 27 de abril; Long Beach (EUA), de 7 a 17 de junho; Santander (Espanha), de 8 a 18 de setembro; Quingdao (China), de 9 a 19 de outubro; e Lima (Peru), de 20 a 27 de outubro.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla