Ministério do Esporte Excursão leva pessoal da terceira idade para comemorar Dia do Idoso em Rubineia (SP)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Excursão leva pessoal da terceira idade para comemorar Dia do Idoso em Rubineia (SP)

Programa Vida Saudável em Dirce Reis (SP) (Foto: Divulgação)Programa Vida Saudável em Dirce Reis (SP) (Foto: Divulgação)Envergonhada, emocionada e com uma cara de surpresa que a fez colocar as mãos no rosto para disfarçar os olhos lacrimejantes. Assim ficou dona Maria Creuza da Silva, uma trabalhadora rural, moradora da cidade de Dirce Reis, no interior de São Paulo, quando ela e 50 pessoas da terceira idade beneficiadas pelo Programa Vida Saudável participavam de uma excursão para a cidade turística de Rubineia. O Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, foi somado a outra data especial: o aniversário da senhorinha, que completara 58 anos, comemorado e cantado com os parabéns dos colegas, ali, mesmo, dentro do ônibus. 
 
“Fiquei muito comovida. O Programa Vida Saudável está mudando a minha vida”, disse. Maria Creuza, que conheceu a lida no campo desde cedo com os pais, casou aos 16 anos. Como esposa do também trabalhador rural Josenir Silva, com quem divide os 42 anos de casamento e soma parceria na lavoura, com o plantio do arroz, milho, algodão, feijão, quiabo e na labuta em seringais, conta que agora faz coisas diferentes, como a caminhada e a musculação, e não vê a hora de começar a hidroginástica.
 
O Programa Vida Saudável começou mês passado suas atividades em Dirce Reis. A parceria com a prefeitura beneficia 200 idosos de forma descentralizada. Um núcleo-sede, no Centro de Convivência de Idosos, na estrada vicinal na entrada na cidade, atende cem idosos com hidroginástica, musculação e caminhada. Dois subnúcleos atendem 50 idosos cada, e oferecem no minicampo do centro da cidade o futebol, o vôlei e o bocha. No prédio do Fundo Social de Solidariedade, o forte é o artesanato. “Temos aulas de pintura, bordado e tapeçaria”, informa o coordenador técnico, Marcelo Kawakami.
 
Dona Creuza mora na colônia de lavradores Chácara União, uma vila separada da cidade. Nunca frequentou uma sala de aula, mas fez o impossível para que as quatro filhas e o filho estudassem. 
 
 
A excursão partiu logo cedo, às 8h, e dona Creuza se lembra de cada detalhe. “Andamos cerca de 70 quilômetros de estrada, pouco mais de uma hora, até chegar a Rubineia”, explicou. Na cidade turística, famosa pelas extensas praias de areia formada ao longo no leito do rio Paraná, o grupo visitou o local, mas não entrou na água. O destino era outro: o Centro Professorado Paulista (CTP) onde foram recebidos com um saboroso café da manhã reforçado. Sucos, chás, leite, frutas, pães e biscoitos não faltaram. 
 
Depois de bem alimentados, foi a vez de os idosos se refrescarem com mergulho e brincadeiras na piscina, além da hidroginástica para exercitar o corpo. Em seguida, eles  partiram para a área das churrasqueiras e,  num espaço arborizado, os beneficiados do Vida Saudável compartilharam um delicioso almoço. “Servimos um belo churrasco com carnes de boi, costela, linguiça cuiabana, vinagrete e mandioca, além de frutas como melancia e abacaxi, de sobremesa”, explica o coordenador de núcleo e idealizador do passeio, Valter Molina Campos Junior.
 
Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla