Ministério do Esporte Passeio de trem por cidades mineiras ensina história a alunos de Minas Gerais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Passeio de trem por cidades mineiras ensina história a alunos de Minas Gerais

Foto: Divulgação/FacebookFoto: Divulgação/FacebookUm divertido passeio educativo de trem pela estrada de ferro que corta as montanhas e matas de Minas Gerais marcou as duas primeiras semanas de setembro para cerca de 120 estudantes do Programa Segundo Tempo (PST) da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG). O trajeto de 18km entre as cidades de Ouro Preto e Mariana foi repleto de paisagens e história.
 
A viagem dos alunos beneficiados do programa, dos núcleos da escola Caic, do bairro Linhazinha, e José Aleixo, do bairro Paulo VI, foi possível graças a uma parceria com o Programa de Educação Patrimonial denominado Trem da Vale. A iniciativa envolve um conjunto de ações voltadas à valorização do patrimônio cultural e natural das cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, que, assim como Vitorino Dias e Passagem de Mariana, tiveram seus trechos ferroviários revitalizados.
 
Inaugurado em 2006, o programa colocou em circulação a tradicional Maria Fumaça, que hoje se encontra em reforma. O equipamento é composto por uma locomotiva a vapor, uma a diesel e cinco vagões de passageiros, com capacidade total de 240 pessoas por viagem. Atualmente o Trem da Vale conduz os vagões com a locomotiva movida a diesel.
 
A aula de história começou nas estações de Ouro Preto e Mariana, que oferecem vários ambientes com complexos históricos culturais e educacionais, com direito a maquetes e exposições. Alunos como a filha de empregada doméstica Taislane Késsia Moreira, 12 anos, ficaram maravilhados com tudo o que puderam ver e não disfarçaram a empolgação. “Esse foi o melhor dia de minha vida”, disparou a garota, ao brincar com os colegas, no Parquinho Musical da Estação de Mariana. 
 
O espaço conta com muitos brinquedos feitos de sucata, à disposição dos visitantes-mirins. “Escorregadores e ponte que balança se misturaram entre instrumentos musicais nas mais variadas opções de brincadeiras”, explicou a coordenadora-geral do PST/Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, Regina Moraes Vieira.
 
Durante o trajeto de trem, novas experiências foram testadas. A garotada do PST, que ocupou dois vagões, foi orientada por dois  monitores. Meninos e meninas conferiram paisagens repletas de muito verde, montanhas e várias cachoeiras, entre elas a do Bigode Chinês. “Os alunos aprenderam que o Ribeirão do Funil ou da Barra, ao cortar a cidade de Ouro Preto, recebe esses nomes, mas, ao passar pela cidade de Mariana, é chamado de Ribeirão do Carmo”, explica a coordenadora de núcleo Caic, Michele Mota.
 
Os estudantes ficaram maravilhados com tudo o que assistiram pelas janelas dos vagões. Em pouco mais de uma hora do passeio que retratou a história da grande exploração do ouro na região, eles viram antigas usinas e passaram por vários túneis - com direito a muita gritaria. “Uma delas foi a passagem de Mariane, local onde os ingleses se estabeleceram para explorar o minério”, lembrou a coordenadora do núcleo Paulo VI, Daniele Casula. Para ela, “os pequeninos  tiveram um sonho realizado, porque nunca tinham passeado de trem.”
 
Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla