Ministério do Esporte Programa Vida Saudável chega para 200 adultos e idosos de São José do Divino (PI)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Programa Vida Saudável chega para 200 adultos e idosos de São José do Divino (PI)

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoO Programa Vida Saudável (VS) chegou à terra do leite, no Piauí. São José do Divino é uma cidade com cerca de 6 mil habitantes, que tem a maior bacia leiteira de bovinos e caprinos, uma produção que gira em torno de 10 a 12 mil litros por dia. Agora, com a chegada do programa, duzentas pessoas a partir dos 45 anos se beneficiam com a prática de esportes, xadrez, jogo de damas, alongamentos, caminhadas, atividades culturais, oficinas de teatro, música, dança, artesanato e reciclagem.
 
O lançamento oficial do Programa Vida Saudável no dia 17 de maio foi no Centro Social, de São José do Divino, e contou com a presença de Andréa Alfama, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), do Ministério do Esporte, que foi recepcionada pelo prefeito José de Sena Machado Filho, pela presidente da Câmara de Vereadores Maria José Santos Machado, secretários municipais, e pela população da terceira idade, que compareceu em massa. “Essa é na prática uma política pública. Com essa ação, o ministério democratiza o acesso ao esporte e ao lazer, garantindo também a municípios de pequeno porte a qualidade de vida a sua população”, explica Andréa.
 
A coordenadora técnica administrativa Cinthia Mayara de Araújo Carvalho, o coordenador de núcleo Francisco Warlington Sampaio Amorim de Sousa, os agentes sociais Noé da Silva Oliveira e Fábio Junior Lustosa Santos, e o interlocutor/Sinconv, Francisco das Chagas de Sousa, participaram da solenidade. A parceria do Vida Saudável, entre o Ministério do Esporte e a prefeitura de São José do Divino, conta com a implantação de um núcleo de atendimento, instalado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e dois subnúcleos instalados no Centro Social e na Praça Manoel Divino, no centro.  
 
O Programa Vida Saudável, na sua essência, visa oportunizar a prática de exercícios físicos, atividades culturais e de lazer para o cidadão idoso, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos.
 
Formação  
São José do Divino recebeu de 16 a 19 de dezembro de 2013 a formação Módulo Introdutório, uma das últimas etapas antes do início efetivo do programa. Durante esses dias, a equipe desenvolveu as atividades teve oportunidade de conhecer e discutir os conceitos fundamentais do Vida Saudável.
 
Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla