Ministério do Esporte Em Porto Alegre, capacitação do Esporte da Escola conta com participação de bicampeão mundial de judô
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em Porto Alegre, capacitação do Esporte da Escola conta com participação de bicampeão mundial de judô

A cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recebe na quinta e na sexta-feira (08 e 09.05) a capacitação de monitores do programa Esporte da Escola. Cinquenta professores participam da formação presencial oferecida pelo Ministério do Esporte, que tem como palco a Escola de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os educadores representam 50 escolas públicas estaduais e municipais, núcleos do Esporte da Escola que atendem 5,8 mil alunos. Na abertura do evento, realizada na quinta-feira (08.05), esteve presente o bicampeão mundial de judô e vereador de Porto Alegre, João Derly. Ministério do Esporte realiza capacitação de monitores do programa Esporte da Escola (Foto: Divulgação)Ministério do Esporte realiza capacitação de monitores do programa Esporte da Escola (Foto: Divulgação)

Segundo Derly, ter o esporte e a educação unidos por meio do trabalho de formação é uma experiência e uma evolução louvável de ambos os setores. “Quando se fala em ensino integral, passamos pela educação do corpo. É importante que o esporte esteja inserido na educação, bem como os professores que trabalham com crianças e adolescentes”, disse, ao parabenizar a iniciativa.
 
Porto Alegre deve receber mais 20 turmas, com uma média de 50 professores cada uma, para a capacitação presencial. A medida contemplará assim todos os educadores responsáveis pelo acompanhamento de 23 mil estudantes beneficiados pelo Esporte da Escola, em 136 escolas do estado.  
 
De acordo com a diretora de Políticas e Programas Intersetoriais da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte, Andrea Ewerton, “a parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação é fundamental para agendar as outras turmas”. O curso é ministrado por formadores da equipe colaboradora.
 
Formação em Caetité (BA)

Na mesma data da formação da primeira turma de Porto Alegre, a Bahia realiza a capacitação da terceira turma. Depois de Lauro de Freitas e Guanambi capacitarem 100 monitores, chegou a vez de a cidade de Caetité desenvolver o treinamento de 50 monitores do Esporte da Escola.

Os profissionais representam 28 unidades de ensino dos municípios de Caetité e Igaporã e atendem cerca de três mil alunos. O treinamento é desenvolvido pela equipe colaboradora 06, que conta com a atuação dos professores Leonardo Duarte, Cristiano Bahia e Nivea Cerqueira.
 
Próximas formações
Nas próximas terça e quarta (13 e 14.05) será a vez de Goiânia receber a capacitação dos monitores do Esporte da Escola. Sessenta monitores participarão do evento, no Colégio Claretiano Coração de Maria.  Ainda neste mês, nos dias 23 e 24 de maio, será a vez de a capital do Mato Grosso, Cuiabá, promover a capacitação de 60 monitores na Universidade Federal do Estado (UFMT).
 
Capacitação nacional
O Esporte da Escola é uma iniciativa que resulta da parceria dos programas Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e do Mais Educação, do MEC. A formação presencial é a primeira etapa do treinamento. A segunda fase, com ensino a distância, está prevista para o início de agosto. A capacitação deve abranger cerca de 30 mil monitores/professores, responsáveis pelo acompanhamento de 3.680.861 estudantes distribuídos em 22.161 escolas públicas de 3.018 municípios de todos os estados – dados referentes aos convênios formalizados em 2013.
 
Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla