Ministério do Esporte Aldo Rebelo se reúne com prefeito de Palmas, candidata a sede dos Jogos Mundiais Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo se reúne com prefeito de Palmas, candidata a sede dos Jogos Mundiais Indígenas

Ministro Aldo Rebelo se reúne com prefeito de Palmas. (Foto: Ivo Lima)Ministro Aldo Rebelo se reúne com prefeito de Palmas. (Foto: Ivo Lima)Com uma comunidade indígena de cerca de 13 mil pessoas no estado de Tocantins, a capital Palmas disputa com outras duas cidades a oportunidade de ser a primeira sede da edição mundial dos Jogos dos Povos Indígenas, que será disputada no segundo semestre de 2015. O prefeito da cidade, Carlos Franco Amastha, se reuniu nesta segunda-feira (14.04) com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para ratificar o interesse da cidade em receber a competição. 
 
“Palmas vem pleiteando a sede dos primeiros Jogos Mundiais Indígenas desde que ficamos sabendo da existência da competição. Eu acompanhei os Jogos nacionais em Cuiabá. Prestigiei, junto com o presidente da Fundação do Desporto para mostrar para toda a comunidade indígena o interesse que a gente tem em realizar esse evento”, disse Amastha. 
 
As cidades paraenses de Belém e Marabá também estão na disputa para receber o evento indígena, que envolverá entre 22 e 30 países em 2015. O prefeito Carlos Amastha acrescentou que a cidade tocantinense, uma das mais novas do país, tem a vocação de receber todos os povos e culturas. “Palmas é a capital mais nova do país. Daqui a cerca de um mês vai completar apenas 25 anos e vem dando uma demonstração claríssima de receptividade a todos os povos. Para os Jogos, temos toda uma logística técnica para receber a competição e melhor acolher a todos. Assim, queremos fazer uma grande edição dos Jogos, para que Palmas se torne uma referência de um novo paradigma de sociedade ”, explicou o prefeito. Também participou da reunião a senadora Kátia Abreu (PMDB/TO).
 
Anúncio
O Ministério do Esporte e o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) anunciarão a cidade-sede da primeira edição mundial dos Jogos dos Povos Indígenas no dia 19 de abril – data em que se comemora o Dia do Índio. 
 
O diretor do Comitê Intertribal, entidade idealizadora dos Jogos dos Povos Indígenas, Marcos Terena, explicou que todos os projetos das cidades estão sendo analisados para que a escolha obedeça totalmente aos quesitos técnicos.  
 
“Há uma comissão do Comitê Intertribal e do Ministério do Esporte analisando de forma técnica o que cada cidade está oferecendo. Não existe nenhuma questão política. O importante é a gente realizar esse trabalho para os Jogos Indígenas com a prefeitura e as cidades que melhor se dispuserem a oferecer uma retaguarda estrutural e acessível, não só para o povo indígena brasileiro, mas de todo o mundo”, disse.
 
Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla