Ministério do Esporte Ministério estrutura sistema de informação para monitorar os programas Pelc e Vida Saudável
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério estrutura sistema de informação para monitorar os programas Pelc e Vida Saudável

O Ministério do Esporte quer avaliar com informações e respaldo técnico a qualidade dos programas Esporte e lazer da Cidade (Pelc) e do Vida Saudável. Com esse objetivo o Sistema Mimboé, palavra em tupi guarani que significa “o ensinado”, vai monitorar e avaliar periodicamente a execução e os resultados dos dois programas, por meio de coleta, alimentação, armazenamento e processamento de informações online.

Segundo diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais (Dedap), Andréa Ewerton, cada programa - Pelc e Vida Saudável - terá seus próprios indicadores, considerando suas especificidades, a fim de aprimorar o desenvolvimento das ações frente ao público alvo. “Esse monitoramento é fundamental para que os gestores federais e municipais acompanhem a evolução dos programas e façam ajustes no decorrer do desenvolvimento das atividades”, informou.
 
Para que o sistema de informação Mimboé seja alimentado e construído com precisão é necessário à definição de indicadores de avaliação, que estão sendo tratados, considerando a experiência de gestores, formadores e interlocutores. Com a proposta de tratar da definição de tais indicadores desse sistema, técnicos do Departamento de Políticas e Programas Intersetoriais e da coordenação Geral de Estudos e Pesquisas de Esporte e Lazer da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), estiveram reunidos na última sexta-feira (04.04).

Técnicos se reúnem para definir os indicadores de avaliação do sistema (Foto: Divulgação)Técnicos se reúnem para definir os indicadores de avaliação do sistema (Foto: Divulgação)
 
O encontro, contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de cinco articuladores regionais de ações de Esporte e lazer do ME.  Na oportunidade, a consultora da UFMG Márcia Soares apresentou o resultado do trabalho. “A pesquisa tem como base um relatório feito durante duas oficinas de trabalho. A primeira foi realizada nos dias 21 e 22 de janeiro de 2014 e a segunda em 14 de fevereiro, efetuado coletivamente pelas equipes Cgpel e UFMG, interlocutores regionais e convidados”, disse.
 
O encontro também abordou as etapas da proposta de aperfeiçoamento do sistema nas áreas reformulação dos instrumentos, de coleta de dados e na realização de reuniões de aprimoramento online, que está em construção por meio da Consultoria Geral de Sistema (CGSIS), sob a coordenação de Dirceu Mattos.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla