Ministério do Esporte Equipes colaboradoras do Segundo Tempo participam de treinamento em Brasília
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Equipes colaboradoras do Segundo Tempo participam de treinamento em Brasília

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
 

As ações desenvolvidas pelo Programa Segundo Tempo em 2013 e as propostas para o planejamento do programa e de suas parcerias em 2014 foram avaliadas, na última semana, em Brasília. O encontro, que reuniu coordenadores e equipes colaboradoras (pedagógicas e de tecnologia da informação), permitiu ainda o acompanhamento pedagógico e administrativo, graças a uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), com a participação das universidades de Maringá (UEM) e de Londrina, no Paraná.

As ações são desenvolvidas pelas equipes colaboradora, pedagógica e de tecnologia da informação. Responsável por subsidiar o Esporte da Escola (ME) no programa Mais Educação (MEC) pelas análises dos planejamentos pedagógicos e de convênios, a equipe pedagógica coordena ainda a produção de material – livros, manuais, cartilhas, suporte ao ensino a distância e outros processos pedagógicos. “Desde 2008, foram entregues a dez mil escolas do país o livro 'Fundamentos do PST', elaborado pelas equipes do programa", afirmou a coordenadora-geral de Esporte Educacional, Cláudia Bernardo.

As equipes receberam também orientações dos coordenadores por meio de oficinas de capacitação de esporte e aventura, práticas corporais, desafios de cordas e várias outras atividades, além de assistir a palestras e passar por simulações e treinamento em outras áreas associadas ao esporte.  

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação


A professora de educação física da Universidade de Maringá Tânia Bomfim, integrante da equipe pedagógica, afirmou: “A simulação da prática é uma forma de aprender e dar suporte na elaboração de conteúdos aos monitores do PST no Mais Educação”.

As equipes colaboradoras são compostas por profissionais de instituições de ensino superior do país e atuam no processo de suporte ao desenvolvimento do programa. Já as equipes de tecnologia da informação têm como funções básicas a melhoria contínua do processo de gerenciamento informacional, suporte interno e externo, desenvolvimento de 17 sistemas na plataforma Snelis, automatização dos infográficos de avaliação e consolidação do PST e georreferenciamento. Atualmente, o programa conta com 16 equipes e 107 profissionais de 44 instituições.

Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla