Ministério do Esporte Seleção de propostas dos programas Pelc e Vida Saudável será conhecida em 22 de janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleção de propostas dos programas Pelc e Vida Saudável será conhecida em 22 de janeiro

O grande volume de propostas apresentadas levou o Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), a decidir pelo adiamento, para 22 de janeiro, da data da divulgação do resultado com a seleção das propostas feitas pelas 2.616 prefeituras interessadas em executar os programas Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e Vida Saudável.

Os projetos já foram submetidos a análise de mérito do planejamento pedagógico. A próxima etapa do processo é a avaliação do resultado provisório, cujo anúncio estava previsto para esta sexta-feira (20.12). O julgamento poderá ser conferido no portal do Ministério do Esporte na nova data divulgada.

Os pleitos apresentados  pelas prefeituras são resultados do chamamento público para os dois programas. O edital  foi publicado na edição do Diário Oficial da União de 4 de outubro de 2013.

Das propostas cadastradas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), 1.714 foram destinadas ao Pelc Urbano. Também foram registrados 261 pedidos paro o Pelc na vertente Comunidades Tradicionais (indígenas e quilombolas) e 641 para o programa Vida Saudável, que contempla pessoas preferencialmente com idade igual ou superior a 60 anos.

Criado em 2003, o Pelc estimula a convivência social, a formação de gestores e de lideranças comunitárias e favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos. Atualmente, o programa tem dois tipos de unidades de atendimento: Núcleos Urbanos, que contemplam com atividades de esporte e lazer crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiências; e Núcleo para Povos e Comunidades Tradicionais, voltados para grupos culturalmente diferenciados, como povos indígenas, quilombolas e populações ribeirinhas. Independentemente da vertente, cada núcleo do Pelc conta com 400 beneficiados.

Outro avanço promovido pelo Ministério do Esporte em 2012 foi o reconhecimento do Vida Saudável, antes uma modalidade do Pelc, como um importante programa social. Seguindo a proposta do Pelc, o Vida Saudável se diferencia por atender preferencialmente os idosos, contando com 200 beneficiados por núcleo.

Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla