Ministério do Esporte Cuiabá recebe cerimônia de Acendimento do Fogo Sagrado da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Cuiabá recebe cerimônia de Acendimento do Fogo Sagrado da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas

Durante o pôr do sol desta sexta-feira (08.10), acontecerá a abertura tradicional da 12ª Edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que este ano será em Cuiabá. O ritual da cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral, comandado por pajés e líderes espirituais, começa às 17h30, na aldeia instalada para receber o evento, de 8 a 16 de novembro.
 
“A cerimônia de criação do fogo que vai iluminar a pira dos jogos acontece de maneira rústica, da mesma forma que faziam nossos antecessores”, explica Carlos Terena, coordenador-geral da competição, pelo Comitê Intertribal.
 
A proposta do rito é abençoar a semana dos Jogos Indígenas. O espaço escolhido fica próximo à arena central que receberá as disputas esportivas e demonstrações de esportes tradicionais.
 
A abertura oficial, com a apresentação das delegações participantes, será no sábado (09.11), às 16h30, com a participação de autoridades municipais, estaduais e nacionais.
 
Serviço:
 
Cerimônia de abertura tradicional dos Jogos dos Povos Indígenas
Data:  08/11/2013
Horário: 17h30 (horário local)
Local: Jardim Botânico – Cuiabá, MT
 
Cerimônia de abertura oficial dos Jogos dos Povos Indígenas
Data:  09/11/2013
Horário: 16h30 (horário local)
Local: Jardim Botânico – Cuiabá, MT
 
Ascom – Ministério do Esporte
Contato: Carla Belizária – (61) 9215-4579
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla