Ministério do Esporte Lima sediará em 2013 a primeira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lima sediará em 2013 a primeira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

A cidade de Lima, no Peru, sediará a primeira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, evento destinado a jovens atletas na faixa de 14 a 17 anos e inspirado no sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude. A escolha de Lima como cidade-sede foi definida durante as Olimpíadas, em Londres, pela Organização Desportiva Sul-Americana (Odesul). A competição será realizada de 1º a 12 de outubro de 2013.

A avaliação da capital peruana aconteceu nos dias 8 e 9 de julho, quando uma comissão visitou as instalações esportivas e se reuniu  com o Comitê de Candidatura, que se propôs a dar todo o apoio necessário por parte de membros do governo nacional para a realização do evento.

Durante a Assembleia, o presidente da Odesul e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, recebeu uma carta do presidente do Peru, Ollanta Humala Tasso, apoiando a candidatura de Lima e confirmando o compromisso de realizar os Jogos. O documento foi transmitido pelo presidente do Comitê Olímpico Peruano, José Quinones Gonzales.

Os atletas interessados em participar da competição vão poder competir em 17 modalidades: atletismo, badminton, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, ginástica artística, judô, lutas, natação, levantamento de peso, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo e vela. Os Jogos da Juventude têm como objetivo o desenvolvimento esportivo dos jovens atletas da América do Sul.

Versão dos Jogos
Depois da criação dos Jogos Olímpicos da Juventude proliferaram os Jogos da Juventude em diversas partes do mundo. Os principais eventos multiesportivos ganharam versões juvenis logo após a estreia do evento olímpico: Jogos Asiáticos da Juventude; Jogos Africanos da Juventude e Jogos da Juventude da Comunidade Britânica. Agora é a vez dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Os Jogos são realizados de quatro em quatro anos, sempre nos anos que antecedem o evento olímpico juvenil e servirão de etapa qualificatória para a competição.

Cleide Passos
Foto: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla