Ministério do Esporte Segundo Tempo/Forças no Esporte apresenta estrelas do atletismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Segundo Tempo/Forças no Esporte apresenta estrelas do atletismo

Quando o assunto é corrida de rua, o estudante Joseías Ferreira das Chagas, 14 anos, não perde tempo e radicaliza. Sempre. O jovem atleta do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte emplacou o primeiro lugar em todas as competições de que participou neste ano, em Brasília. Foram três provas e três vitórias. Até o momento, não há adversários a seu nível nessa faixa etária. "E se existe, ainda não apareceu", afirma o técnico Antônio Carlos de Miranda, coordenador de núcleo no grupamento dos Fuzileiros Navais em Brasília.

Filho de pai pedreiro e mãe empregada doméstica, o jovem fundista mora com mais cinco irmãos numa área de transição, em um barraco de madeira. Há dois anos no Segundo Tempo, o adolescente sonha em ser um grande campeão. Para isso ele deve continuar treinando com toda a infraestrutura oferecida pelo grupamento aos estudantes do programa de inclusão social do Ministério do Esporte, em parceria com o da Defesa.

Seu feito mais recente foi durante a corrida dos Carteiros, prova com um percurso de 2 km, realizada em 29 de outubro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Quando o atleta prodígio percorrera cerca de dois terços do trajeto da  prova, na disputa com corredores de ponta, bastou apenas um sinal para que o menino deixasse todos pra trás. "Gritei: corre, Joseías. E ele disparou na frente, deixando os adversários na poeira, com uma diferença de quase 100 metros em 10 segundos", revela Miranda.

Outra façanha do garoto aconteceu na Corrida de 21 de setembro, realizada pelo 7º Comando do Distrito Naval. Dessa vez, Joseías competiu com maratonistas adultos em uma prova de âmbito militar, com 4,3 mil metros, que reuniu atletas da Marinha de Brasília. Mesmo correndo com militares cujas atividades físicas estão incorporadas às ações diárias, o jovem foi o vencedor. Na primeira competição de 2012, a Corrida Duque de Caxias, Joseías sagrou-se campeão na categoria de 12 a 14 anos.



Menina que brilha

Neste ano também foram identificados talentos do atletismo entre as garotas beneficiadas pelo Segundo Tempo, no Grupamento dos Fuzileiros Navais. A estudante  Fernanda de Moura, 12 anos, é uma delas. Junto com Joseías, a menina participou da 30ª Corrida dos Sinos, evento esportivo  de 5 km, tradicional no centro de Recife, Pernambuco. O garoto venceu na classificação geral, ao ficar em primeiro lugar, e Fernanda faturou o segundo, também na geral.

Fernanda é também a maior vencedora do circuito Maratoninha no país. Somente em 2012, foi a campeã nas disputas realizadas em Brasília, Uberlândia e Goiânia. É ainda tetracampeã da Candanguinha, tricampeã da CORDFinho (Corrida do DF), e vencedora da Corrida contra o Câncer Infantil e da corrida do Coelhinho.

"Na semana do Dia das Crianças, doei mais de 10 bicicletas, que recebi como premiação, às crianças carentes do DF", disse a menina, cujo talento foi descoberto pelo pai. "Quando minha filha  tinha 4 aninhos ela me seguia ao ver que eu estava saindo para correr. Ela ia chorando e me acompanhando. Eu dava várias voltas e ela ia me seguindo, corria até cansar", lembra, orgulhoso, Ezequiel Mesquita.


Carla Belizária
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla