Ministério do Esporte Colônia de férias do Segundo Tempo muda rotina de São Miguel do Iguaçu (PR)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Colônia de férias do Segundo Tempo muda rotina de São Miguel do Iguaçu (PR)

Estudantes do Programa Segundo Tempo, em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, tiveram um período de férias muito animado e bem diferente do anterior. Eles foram contemplados pela primeira vez com o Recreio nas Férias, programa de esporte e lazer promovido pela prefeitura em parceria com o Ministério do Esporte, que ofereceu a 400 crianças e adolescentes de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva, momentos de lazer, por meio de atividades lúdicas, artísticas, culturais, sociais e turísticas.

"A alegria na abertura da colônia de férias era visível no sorriso das crianças ao receber o kit do projeto, com camiseta, boné, crachá e o direito de participar das atividades nos brinquedos infláveis, cama elástica, escalada, e também jogar futsal, uma das modalidades mais procuradas pelos jovens", afirmou a coordenadora-geral do programa, Marisa Cerutti. Outra brincadeira bastante animada foi o Torta na Cara, quando os alunos se revezavam para responder às perguntas de conhecimentos gerais e regras de algumas modalidades esportivas.

Os jovens realizaram ainda um passeio ciclístico pelo centro da cidade para incentivar as pessoas a usar bicicleta e outros meios de transportes não-poluentes, e conscientizar a população a prevenir a proliferação do mosquito da dengue. Como o município passa por uma situação difícil, com alto índice de infestação do Aedes aegypti, foram distribuídos panfletos sobre a prevenção da doença durante o percurso.

Outra atração que fez o maior sucesso entre os alunos no Recreio nas Férias foi o Cinema com Pipoca, principalmente porque a cidade não dispõe de salas de cinema. O centro cultural de São Miguel do Iguaçu foi transformado numa verdadeira sala de exibição, e os adolescentes, por meio de votação em uma rede social, escolheram assistir aos filmes a Era do Gelo 4, Os Vingadores e A Ilha Misteriosa. "Alguns desses jovens tiveram esse momento pela primeira vez", afirmou a coordenadora pedagógica Francielle Cheuczuk.

"Uma das propostas mais esperadas da programação foi o passeio turístico nas Cataratas do Iguaçu. Apesar de estarmos próximos de Foz do Iguaçu, muitos de nossos alunos não conheciam as cataratas, e para os que já haviam visitado, o passeio foi bastante interessante, pela beleza e imensidão das águas, as quais deixam qualquer ser humano deslumbrado", ressaltou Marisa.

Além dessas atividades, os alunos podiam escolher participar das oficinas pedagógicas - organizadas pelos professores - com que mais se identificavam, já que havia opção para todos os gostos e faixas etárias, como confecção de pipa, pintura e desenho com giz de cera, pinturas com tinta, dobraduras, capoeira e aula de dança em ritmo latino, a zumba.

"A proposta do Recreio nas Férias no Segundo Tempo veio como um prêmio para as nossas crianças, pois com o trabalho que vem sendo desenvolvido nos programas sociais e nas parcerias com o Ministério do Esporte é que conseguimos viabilizar mais esta conquista para o município", disse o prefeito da cidade, Cláudio Dutra.

Cleide Passos
Fotos: Divulgação

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla