Ministério do Esporte Pelc/Vida Saudável em Minas promove a união entre população e universidade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Pelc/Vida Saudável em Minas promove a união entre população e universidade

A formação de gestores e de lideranças comunitárias e o aumento da convivência social são proporcionados a cerca de mil moradores de Juiz de Fora (MG). Atraídos pelas ferramentas gratuitas do esporte e do lazer asseguradas pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc/Vida Saudável), homens e mulheres acima de 24 anos encontram em cinco núcleos a prática de atividades físicas, culturais e de lazer. O programa do Ministério do Esporte estimula trabalhos de pesquisa e de socialização do conhecimento para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.

As atividades do Pelc/Vida Saudável não se limitam à prática de exercícios. Além de oferecer aulas de alongamento, musculação, caminhada e ginástica, o projeto implementado na cidade mineira prevê ações com dança, artesanato, cinema e passeios turísticos. As unidades funcionam nos bairros São Pedro, Borboleta e Teixeiras, no campus da Universidade Federal e na Associação dos Aposentados e Pensionistas, no bairro Jardim Glória. O programa é executado pela Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo a coordenadora-geral de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, Ana Elenara Silva Pintos, a universidade tem considerável experiência acumulada no desenvolvimento do Vida Saudável. "A UFJF promove o acesso às atividades recreativas de forma muito qualificada. O trabalho assegura que comunidade e instituição de ensino façam parte do mesmo universo", afirma.

Na opinião de Edna Martin, professora da Faefid, o Vida Saudável garante o desenvolvimento humano e a inclusão social dos participantes: "A integração da academia com a sociedade tem como retorno a qualidade de vida para os participantes e agrega valor à formação profissional dos professores".

Carla Belizária
Foto: Divulgação - Legenda: Monitores do Vida Saudável discutem aplicação de conteúdos de esporte e lazer
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla