Ministério do Esporte Moradores de Novo Hamburgo (RS) doam agasalhos motivados pelos idosos do Pelc
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Moradores de Novo Hamburgo (RS) doam agasalhos motivados pelos idosos do Pelc

Na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, conhecida como a capital nacional dos calçados, a moda é a doação de agasalhos para "Aqueça seu Coração". A campanha solidária de utilidade pública tem no esporte e no lazer importantes aliados. Cerca de 1,2 mil alunos, a maioria idosos, que arregaçaram as mangas e recolheram doações de moradores e empresas nos bairros onde funcionam 12 núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) - Municipalizado.
 
O novo modelo segue a essência do Pelc desenvolvido pelo Ministério do Esporte, mas não é mantido por meio de recursos federais. Após experiências adquiridas em convênios com a pasta, o Programa Esporte e Lazer da Cidade de Novo Hamburgo agora é custeado com recursos da prefeitura municipal. A ação intitulada Pelc - Municipalizado tem atendimento prioritário ao público da terceira idade, além de pessoas acima de 45 anos. Quanto as crianças e adolescentes contemplados anteriormente, elas foram encaminhadas às escolas parceiras do Mais Educação, programa do Ministério da Educação (MEC).
 
Com relação às doações arrecadadas pelos idosos do Pelc, essas são suficientes para lotar um caminhão. Entre os itens angariados para os idosos estão roupas, casacos, meias, cobertores e outros. O material será entregue no próximo dia 22 para a primeira dama do município, Jorgia Seibel, a entusiasta da campanha promovida pela secretaria de Desenvolvimento Social do município.
 
As peças serão doadas as famílias carentes e pessoas previamente cadastradas, nos pontos de distribuição instalados nos Centros de Referencia em Assistência Social (Cras). Ao buscar esses endereços, o inscrito escolhe a peça que precisa conforme sua necessidade.
 
Até o momento, a campanha já arrecadou mais de 15 mil peças de roupas que serão distribuídas por meio do projeto Fábrica da Cidadania. Na fábrica, todas as vestes arrecadadas são selecionadas por modelo, tamanho, gênero, estações de uso e cor.

Os itens de vestuário foram cedidos pela população dos bairros: Lomba Grande, Rio Branco, Rincão, Boa Saúde, Operário, Ideal, Guarani, Rondônia, Santo Antônio e Canudos. A meta da campanha é abastecer o estoque para o ano inteiro. De acordo com coordenadora do Pelc-Municipalizado, Caroline Viegas, a campanha de doação de agasalhos faz com que os idosos se sintam úteis, ajudando a quem precisa. "É um trabalho coletivo, uma ampla rede de solidariedade que sensibiliza toda a população e faz com que pessoas mais vividas sintam-se felizes como cidadãos", disse.
 
Na rotina dos núcleos do Pelc- Municipalizado, pessoas com idade acima de 45 anos praticam o cambio, uma espécie de jogo de vôlei com adaptações e ioga. Oficinas de teatro e de dança tradicionais como as gauchescas, nos estilos Chamamé, fandango e chula, tendo nessa última a participação exclusiva de homens, também são oferecidas aos participantes.
 

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla