Ministério do Esporte Em Campinas, Seminário Nacional debate ciclo Olímpico e Paralímpico 2020-2024
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em Campinas, Seminário Nacional debate ciclo Olímpico e Paralímpico 2020-2024

A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania esteve presente no 5° Seminário Nacional de Formação Esportiva, promovido em Campinas (SP), nesta terça-feira (03.12). Promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o evento reuniu dirigentes de clubes, de ligas e de 33 confederações esportivas para planejar o calendário olímpico e paralímpico 2020-2024.

O secretário especial do Esporte, Décio Brasil, falou sobre a importância de estabelecer o calendário, que também dará norte a ações realizadas pelo governo. Além disso, ressaltou a integração entre todos os segmentos do esporte, não só com os clubes, mas também com as confederações e entidades beneficiadas pela Lei de Incentivo ao Esporte e afirmou que o trabalho em conjunto só traz benefícios para o setor.

Secretário Décio Brasil participa de Seminário da CBC em Campinas. Foto: Jéssica Barz/Ministério da Cidadania Secretário Décio Brasil participa de Seminário da CBC em Campinas. Foto: Jéssica Barz/Ministério da Cidadania

“O nosso objetivo é projetar o Brasil no cenário internacional como referência esportiva. A diretriz do governo do presidente Jair Bolsonaro visa a democratização das políticas públicas, incluindo as de esporte e é assim que trabalhamos. Estamos levando conhecimento aos municípios e às regiões mais afastadas para que possam se beneficiar da Lei de Incentivo ao Esporte e dos demais programas da Secretaria, podendo assim desenvolver o esporte no seu município e nas suas microrregiões e ampliarmos nosso espectro esportivo no país”, disse.

O presidente do Comitê Brasileiro de Clubes, Jair Alfredo Pereira, e os vice-presidentes Fernando Cruz e Paulo Maciel, prestaram homenagem ao secretário Décio Brasil, agradecendo ao apoio da Secretaria Especial do Esporte aos clubes.

“A presença do secretário Décio Brasil mostra que o governo federal tem um olhar atento ao esporte. Também dá importância para a nossa caminhada na formação de atletas, assim como mais responsabilidade ao nosso trabalho”, saudou.

Painel
Durante o evento, a secretária da Autoridade Brasileira do Controle de Dopagem (ABCD), Luísa Parente, e o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rego, participaram do painel: a construção conjunta de uma Política de Formação de Atletas: desafios e oportunidades no atual cenário nacional.

Painel Construção conjunta de uma Política de Formação de Atletas. Foto: Jéssica Barz/Ministério da CidadaniaPainel Construção conjunta de uma Política de Formação de Atletas. Foto: Jéssica Barz/Ministério da Cidadania


O presidente do CBC, Jair Alfredo Pereira, do campeão olímpico e diretor do CBC, André Heller, diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, e do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ivaldo Brandão.


O secretário Emanuel Rego apresentou as políticas públicas e os programas da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) e ressaltou o Bolsa Atleta, maior programa de investimento direto a atletas no mundo. Ainda anunciou uma nova ação em desenvolvimento na Secretaria, que permite que clubes e entidades possam, por meio de edital, captar recursos para viagens, recursos humanos e equipamentos, que sejam destinados a atletas de 16 a 20 anos, com o objetivo de potencializar uma nova geração de atletas.

“Precisamos recuperar os reais valores do esporte. Sabemos que o esporte transforma vidas, famílias e a sociedade como um todo e, além disso, é uma importante ferramenta de Cidadania”, disse.

Em relação à política antidopagem, a secretária Luísa Parente falou sobre as ações de educação realizadas pela ABCD. “Precisamos promover e expandir a educação e a cultura da antidopagem e, com certeza, esse trabalho junto a vocês, representantes e gestores, trará ainda mais resultados efetivos nessa política que é um tema obrigatório do planejamento esportivo de atletas, clubes e confederações”, finalizou.

Jéssica Barz, de Campinas - Ascom - Ministério da Cidadania

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla