Ministério do Esporte Oito projetos da Lei de Incentivo ao Esporte são contemplados por edital da Eletrobras
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Oito projetos da Lei de Incentivo ao Esporte são contemplados por edital da Eletrobras

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Em 2020, cem crianças com deficiência poderão fazer aulas de natação e hidroterapia como forma de potencializar os demais tratamentos que recebem na Obra Social Dona Meca, no Rio de Janeiro. Depois de um ano inteiro com a piscina fechada por falta de recursos para contratação de profissionais, o projeto poderá ser retomado no próximo ano após ter sido um dos contemplados pelo Programa de Patrocínio Esportivo das Empresas Eletrobras 2019. O edital, lançado no mês passado, foi elaborado em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e selecionou oito projetos da Lei de Incentivo ao Esporte, em um aporte total de R$ 1.718.936,01. 
 
Para o Time Meca, o valor recomendado é de mais de R$ 355 mil, com o objetivo de promover a habilitação e a reabilitação de crianças e de adolescentes com deficiência por meio da natação, com foco na inclusão social e na qualidade de vida. “A gente estava com a natação suspensa desde abril do ano passado. A hidroterapia continuou até novembro e depois a piscina fechou”, conta Ana Paula Chacon, gestora de projetos da Obra Social Dona Meca. 
 
A instituição conta com dois abrigos e uma sede de atendimento gratuito para 170 crianças e jovens, onde oferece, ao todo, nove terapias, entre elas fisioterapia, psicomotricidade e pedagogia. “Temos terapias que são fundamentais para a reabilitação de uma criança com deficiência. A natação vai potencializar os efeitos de todas as terapias”, explica Ana Paula. 
 
Além disso, o aporte de recursos dará uma nova vida a um equipamento de qualidade. “Temos uma piscina linda, aquecida, cheia de equipamentos e materiais pedagógicos, mas que estava fechada por falta de recursos principalmente para a contratação de equipe”, aponta a gestora. “Nós recebemos doações de alimentos, de produtos. A nossa maior dificuldade é de recursos humanos”, completa. 
 
Fotos: DivulgaçãoFotos: Divulgação
 
Abrangência
 
O edital lançado pela Eletrobras foi um projeto conjunto da holding e das empresas Eletrobras Furnas e Eletronorte. Por ser inspirado na energia renovável das águas, contempla exclusivamente projetos de modalidades aquáticas e náuticas. Além disso, os públicos são de programas como o Bolsa Atleta e o Bolsa Família. O resultado foi divulgado na semana passada, e a realização dos projetos será até o fim de 2020. 
 
Além da Obra Social Dona Meca, foram contemplados os seguintes proponentes: Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva (vela), Instituto Unimed Santa Catarina (surfe), Associação Eco Garopaba (surfe), Clube de Regatas do Flamengo (natação), Associação Zumm de Natação (natação), Instituto de Esportes (natação) e a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais. 
 
O diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte (DIFE) da Secretaria Especial do Esporte, Antonio Alcantara, destaca que os projetos selecionados contemplam as diferentes manifestações desportivas: desporto educacional, de participação e de rendimento. “A gente tem sempre que pensar no atleta, em formar e dar continuidade, mas tem também o lado de inclusão social, do esporte educacional e de participação. Essas ferramentas foram bastante contempladas”, avalia. “Foi uma seleção bem eclética. Beneficiaram projetos de todas as nossas manifestações”, completa o diretor. 
 
Segundo ele, o papel do DIFE foi o de auxiliar na elaboração do edital e no alinhamento com a legislação. “A grande dificuldade que nós temos na gestão da política pública, usando o esporte como ferramenta e a isenção fiscal, é o desconhecimento por parte dos patrocinadores dos benefícios da utilização da Lei de Incentivo ao Esporte. O nosso trabalho é de aproximação com os patrocinadores, para que vejam a possibilidade de apresentar a empresa com responsabilidade social, aportando recursos em projetos que usam o esporte como ferramenta de inclusão social”, explica Alcantara. 
 
Ascom – Ministério da Cidadania
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla