Ministério do Esporte Com direito a música italiana e vulcão estilizado, Universíade 2019 tem início em Nápoles
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com direito a música italiana e vulcão estilizado, Universíade 2019 tem início em Nápoles

A delegação que representa o Brasil na Universíade 2019 foi muito aplaudida ao entrar no Estádio San Paolo, em Nápoles, nesta quarta (03.07), durante a cerimônia de abertura da 30ª edição do maior evento de esporte universitário do mundo. Com direito a muita música italiana, fogos de artifício e até um vulcão estilizado, a cidade italiana deu início aos jogos com uma festa que contagiou atletas e quem acompanhou a cerimônia nas arquibancadas.

Com a bandeira do Brasil em mãos, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Washington Cerqueira, e o chefe de gabinete da Snelis, Sidney Cavalcante, entraram junto com a delegação de atletas brasileiros e se emocionaram com a energia da equipe e do público.

“Fiquei muito feliz e emocionado com o convite. Foi uma honra representar o Brasil, não apenas como gestor, mas também dessa forma. Foi ainda mais bacana pelo contato direto com os atletas. Os do futebol pediram para que eu passasse o faro de gols para eles. Então espero que os atletas tenham muita sorte e bons resultados”, disse o secretário.

O secretário da Snelis Washington Cerqueira participa do desfile de abertura da Universíade 2019 no Estádio San Paolo, em Nápoles. Foto: Saulo Cruz/CBDUO secretário da Snelis Washington Cerqueira participa do desfile de abertura da Universíade 2019 no Estádio San Paolo, em Nápoles. Foto: Saulo Cruz/CBDU

O Brasil participa da Universíade 2019 com 116 atletas. Eles disputarão competições em sete modalidades: atletismo, natação, judô, taekwondo, futebol, vôlei e ginástica artística. No total, a delegação brasileira conta com cerca de 180 pessoas, entre atletas, comissão técnica e equipe de apoio. A Universíade de Nápoles tem a participação de cerca de 6 mil atletas, de 127 países. Estão em disputa 222 medalhas, em 18 esportes. Os jogos prosseguem até o dia 14 de julho.

A cerimônia de abertura teve vários momentos emocionantes. Depois da entrada das delegações, os shows lembraram a importância histórica da cidade de Nápoles e a ligação intrínseca da Itália com a Universíade. Afinal, foi no país europeu que ocorreu a primeira edição do evento, em 1959.

No cenário, destaque para uma versão estilizada do vulcão Vesúvio, cartão postal da cidade italiana. A chama dos jogos, na boca do vulcão, foi acesa pelo jogador de futebol Insigne, do Napoli, que chutou uma espécie de bola de fogo até o topo do vulcão para delírio da torcida napolitana presente no estádio.

Outro momento de emoção foi a apresentação do cantor italiano Andrea Bocelli, que cantou a famosa canção italiana Funiculi Funicula, composta pelo napolitano Giuseppe “Peppino” Turco.

A cerimônia também contou com a presença do presidente da Itália, Sergio Matarella, e do presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), Oleg Matytsin, que em sua fala convidou os atletas a participarem dos jogos com respeito e espírito esportivo.

Mateus Baeta, de Nápoles, na Itália - rededoesporte.gov.br
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla