Ministério do Esporte Secretário Washington Cerqueira participa de eventos sociais da Seleção Brasileira
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário Washington Cerqueira participa de eventos sociais da Seleção Brasileira

O secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Washington Cerqueira, participou, nesta quarta-feira (05.06), de uma série de compromissos sociais promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em Brasília. Ele foi convidado para ser o embaixador do programa CBF Social nos eventos ligados à passagem da Seleção Brasileira pela cidade. O time enfrenta o Catar nesta quarta, às 21h, em amistoso preparatório para a Copa América.  

 

O secretário Washington, durante palestra para estudantes e profissionais de educação física em Brasília. Foto: Francisco Medeiros/Ministério da CidadaniaO secretário Washington, durante palestra para estudantes e profissionais de educação física em Brasília. Foto: Francisco Medeiros/Ministério da Cidadania

 

Washington participou, pela manhã, de um seminário sobre futebol na infância e adolescência, realizado na Universidade UniCeub. Falando para uma plateia composta em sua maioria por estudantes do curso de educação física, ele destacou a importância do esporte como catalizador de mudanças sociais. Ressaltou também o papel fundamental dos profissionais de educação física nesse contexto.

 

“Não vejo nenhuma ferramenta com maior capacidade de agir como um transformador social”, afirmou o secretário. “É preciso fomentar e investir no esporte. Ele atua como fator de prevenção em várias áreas. No futuro, com o esporte atingindo toda nossa sociedade, o Ministério da Saúde vai gastar menos. A segurança vai melhorar, pois o esporte tira as crianças das ruas. Está ligado, também, à educação. Na verdade, quando falamos em políticas para o esporte, não estamos preocupados em formar atletas. Isso é uma consequência. Estamos preocupados em formar cidadãos”, afirmou Washington.

 

Também discursaram no seminário o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, e o ex-jogador Juninho Paulista, campeão mundial com a Seleção em 2002 e nomeado diretor de Desenvolvimento do Futebol no último dia 9 de abril. Em sua fala, Juninho reforçou o pensamento de Washington: “Um de nossos focos é a iniciação, o fomento do esporte. Tenho certeza de que esse é o nosso futuro”.

 

Washington e Juninho entregam a camisa da Seleção Brasileira autografada para a presidente da Abrace, Maria Angela Marini. Foto: Luiz Roberto Magalhães/Ministério da CidadaniaWashington e Juninho entregam a camisa da Seleção Brasileira autografada para a presidente da Abrace, Maria Angela Marini. Foto: Luiz Roberto Magalhães/Ministério da Cidadania

Após o seminário, Washington e Juninho, acompanhados de outros representantes da CBF, visitaram as instalações da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), no Guará. Fundada em 1986, a Abrace é uma instituição filantrópica cujo objetivo é oferecer assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas em situação de dificuldades socioeconômicas.

 

A Abrace sobrevive exclusivamente de doações da comunidade e atende a centenas de crianças e jovens, oferecendo apoio às famílias, inclusive com hospedagem durante o período de tratamento. Ele é realizado no Bloco I do Hospital da Criança de Brasília José Alencar-HCB, especializado em câncer infantil e inaugurado em 23 de novembro de 2011.

 

Durante a visita, Washington e Juninho presentearam a presidente da Abrace, Maria Angela Marini, com uma camisa oficial da Seleção Brasileira autografada pelos jogadores que disputarão a Copa América. A ideia é que a camisa seja leiloada para arrecadar fundos para a instituição.

 

“São dois grandes jogadores, exemplos que nós não podemos perder. Eles incentivam nossas crianças, nossos jovens, sobre o como o esporte é bom para a saúde. Aqui na Abrace temos esse foco, de valorização da vida. Não importa se a criança está no tratamento de uma doença grave. Queremos valorizar a vida. E a presença de um atleta que venha trazer uma palavrinha ou um mimo como esse, que é um presente valoroso para a instituição, só agrega ao trabalho que fazemos”, agradeceu Maria Angela. A CBF doou ainda 25 ingressos para a Abrace levar crianças para a partida entre Brasil e Catar, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

 

O secretário do Ministério da Cidadania visitou à tarde o CT do Brasiliense, onde participou de um festival de futebol com crianças e adolescentes. Campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010 e artilheiro recordista em uma única edição do Campeonato Brasileiro, com 34 gols marcados em 2004,  Washington será homenageado pela CBF pouco antes do início de Brasil x Catar.

 

Luiz Roberto Magalhães - Ascom - Ministério da Cidadania  

 
 
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla