Ministério do Esporte Primeiro Fórum de Esportes do Amazonas reúne em Manaus 41 municípios, estado e governo federal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Primeiro Fórum de Esportes do Amazonas reúne em Manaus 41 municípios, estado e governo federal

O chefe de Gabinete da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Alexandre Leda (E), o secretário de Juventude, Esportes e Lazer do Amazonas, Caio André de Oliveira, e o diretor do Departamento de Esporte de Base e Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte, Rafael Azevedo Santos, participaram do evento realizado na Arena da Amazônia, em Manaus (Foto: Mauro Neto/Sejel)O chefe de Gabinete da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Alexandre Leda (E), o secretário de Juventude, Esportes e Lazer do Amazonas, Caio André de Oliveira, e o diretor do Departamento de Esporte de Base e Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte, Rafael Azevedo Santos, participaram do evento realizado na Arena da Amazônia, em Manaus (Foto: Mauro Neto/Sejel)
 
O 1º Fórum de Secretários de Esportes do Amazonas reuniu representantes de 41 dos 62 municípios do Amazonas, deputados, secretários e representantes da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania na Arena da Amazônia, em Manaus. “É uma ação inovadora: o investimento na construção do conhecimento técnico. Esse é o caminho para resolver muitos dos problemas enfrentados em nossas cidades”, afirmou Caio André de Oliveira, titular da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer do Amazonas (Sejel), responsável pelo evento realizado na quinta (28.03) e na sexta-feira (29.03).
 
O fórum foi criado para capacitar gestores esportivos do interior e da capital em projetos, em acordo com o Sistema Nacional de Convênios (Siconv) do Governo Federal. “Agregamos conhecimentos diversos e ajudamos a dar um direcionamento aos nossos colegas do interior. Dessa forma, as possibilidades de desenvolvimento são maiores e poderão ser feitas com independência”, disse o secretário.
 
Entre as instituições presentes estavam a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), a Associação Amazonense de Municípios (AAM), representantes do Banco Bradesco, do Banco da Amazônia e da Federação Amazonense de Futebol (FAF).
 
A elaboração de projetos, o acesso ao sistema de convênios, a regularização institucional e a captação de recursos federais foram alguns dos temas abordados. “Ações referentes a projetos, linhas de investimento e demais fatores para a obtenção de recursos foram recorrentes e, com certeza, serão de grande valia para a obtenção de resultados positivos”, disse o secretário adjunto da Sejel e coordenador do Fórum, Adérito Penafort Júnior.
 
Outro tema abordado com frequência ao longo do fórum foi o funcionamento dos financiamentos da Afeam, inclusive as Linhas de Crédito direcionadas para os municípios. O chefe de gabinete da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, Alexandre Leda, explicou o novo formato da pasta e o Sistema de Convênios (Siconv) do governo federal, criado em 2008 para administrar transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados e municípios.
 
Rafael Azevedo Santos, diretor do Departamento de Esporte de Base e Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte, listou as possibilidades já existentes e que são pouco utilizadas pelos municípios do interior, por falta de conhecimento técnico. “O Governo Federal tem a maior preocupação com as populações interioranas, mas é preciso que elas estejam prontas para receber as verbas”, explicou.
 
Para a coordenadora de Incentivo ao Esporte e Promoção Social de Parintins, Valdete Prestes, as informações foram importantes, uma vez que o maior problema dos municípios é a falta de verba para projetos. “Seguiremos todas as sugestões sobre programas do Ministério da Cidadania, pois precisamos de recursos para os projetos”, comentou.
 
Viva Esporte
Uma das novidades anunciadas foi a implantação do projeto "Viva Esporte", de incentivo à prática esportiva no estado. “Vamos dar prioridade aos municípios que estão participando do Fórum. Iremos implementar polos para a prática de atividades, inicialmente com o voleibol. Queremos aumentar o índice técnico de nossos atletas e levar não apenas o esporte de alto rendimento, mas o esporte comunitário a todos”, afirmou Caio André. "A ideia é levar pelo menos um polo a cada município, para que as atividades esportivas possam ser realizadas de forma completa".
 
Fonte: Ascom da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel)
 
 
 
 
 
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla