Ministério do Esporte ABCD promove capacitação de oficiais de controle de dopagem
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ABCD promove capacitação de oficiais de controle de dopagem

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou neste sábado (01.12) a 26ª Jornada de Atualização e Recertificação de Oficiais de Controle de Dopagem (OCD) e Oficiais de Coleta de Sangue (OCS). A capacitação aconteceu na Arena 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, e teve como objetivo central promover a reciclagem de 20 agentes que participaram da dinâmica, por meio da revisão de dados de procedimentos técnicos.

Foto: Marco Senna/MEFoto: Marco Senna/ME

Essa é uma prática periódica estabelecida pela ABCD, que tem como finalidade manter seus oficiais sempre preparados e qualificados para exercerem a função de forma correta. Hoje, o órgão conta com cerca de 130 profissionais certificados que atuam no país todo junto em modalidades esportivas, olímpicas e paralímpicas.

O curso transcorreu ao longo de todo o dia, com a participação de oficiais de diferentes estados, e abordou temas como controle de dopagem, passaporte biológico do atleta, preparação da sessão de coleta de amostras (de urina e sangue), transporte do material coletado, localização do atleta em testes fora de competição, investigação de eventual recusa, manipulação ou obstrução; estudo de casos, preenchimento correto dos formulários, entre outros pontos. Após a explanação do conteúdo programático, os alunos foram submetidos a uma prova e receberam seus certificados de requalificação.

A capacitação foi ministrada pela diretora técnica da ABCD, Adriana Taboza, e pela coordenadora de operações do órgão, Maria Fernanda Carraca. Elas fizeram uma detalhada explicação de todos os procedimentos que devem ser adotados pelos oficiais de controle de dopagem para uma perfeita e eficaz execução do trabalho.

“A ABCD é formadora da cultura antidopagem no país, por meio do Jogo Limpo e da ética no esporte. A reciclagem dos nossos oficiais torna-se fundamental, porque eles são importantes para o êxito da missão da ABCD que é consolidar a consciência antidopagem no Brasil, defendendo o direito dos atletas de participarem das competições esportivas livres de qualquer forma de dopagem”, explicou Adriana, destacando as duas principais vertentes de atuação do órgão: fiscalização/controle e educação/informação.

A ABCD também trabalha na prevenção, inteligência e ação do controle de dopagem. Somente agentes credenciados por ela podem desempenhar a função no país, para que se mantenha a qualidade e idoneidade do processo. As diretrizes da ABCD estão em consonância com o que estabelece a Agência Mundial Antidopagem (conhecida pela sigla em inglês Wada), que padronizou e unificou os procedimentos de controle de dopagem em todo o mundo, bem como disponibiliza a lista das substâncias proibidas na prática esportiva pelos atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais.

“O trabalho da ABCD no combate à dopagem no esporte tem sido fundamental para enraizar o entendimento de que fazer uso de substâncias proibidas para ganhar melhor rendimento numa determinada disputa não é correto e nem ético”, comentou Maria Carraca.

Foto: Marco Senna/MEFoto: Marco Senna/ME

Antidopagem salva

Participante dessa capacitação da ABCD, o médico Bruno Pinheiro destacou a relevância do exame antidopagem lembrando do caso do jogador de futebol Ederson, em 2017, quando o meia que na época era atleta do Flamengo descobriu um tumor no testículo ao ser submetido a um controle de dopagem.

“Eu participei diretamente desse caso junto ao Ederson, por ser médico do Flamengo na ocasião, e posso atestar que o jogador foi salvo graças à realização do exame antidopagem. Hoje, felizmente, ele está curado”, contou Pinheiro, que atualmente está trabalhando no Clube Boa Vista, também no Rio de Janeiro.

Campanha #JOGOLIMPO

Uma das principais campanhas da ABCD contra a dopagem no esporte é a #JOGOLIMPO, que vem sendo levada aos grandes eventos esportivos dos quais o órgão participa. Nos recentes Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados em Maringá (PR), a ABCD montou um stand e, por meio da distribuição de material educativo, fez uma grande ação de conscientização dos atletas sobre os perigos do uso de métodos e substâncias proibidas no esporte.

“Foi sensacional a adesão dos jovens atletas à nossa campanha. Todos apoiaram o jogo limpo e a igualdade de condições nas disputas esportivas. Isso é muito positivo, sendo eles o futuro esportivo do país”, salientou Adriana Taboza, contando para finalizar que a CBF, a partir do ano que vem, passará a adotar o formulário de controle de dopagem da ABCD. 

Marco Senna, do Rio de Janeiro
Ministério do Esporte     

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla