Ministério do Esporte Ministro participa em Natal da abertura dos Jogos Escolares e conhece estrutura do Centro de Convivência
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro participa em Natal da abertura dos Jogos Escolares e conhece estrutura do Centro de Convivência

Fotos: Paulo RossiFotos: Paulo Rossi
 
A maior edição dos Jogos Escolares da Juventude desde sua criação, em 2005, teve início na noite de segunda-feira (12.11), em Natal, com a festa de abertura realizada no ginásio do Colégio Henrique Castriciano, no bairro do Tirol. Estreando um novo formato, em que estudantes de duas faixas etárias – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos – competem em 14 modalidades, os Jogos reúnem até o dia 25 de novembro 5.038 atletas de 2.136 escolas públicas e particulares de todo o país.
 
A convite do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, o ministro do Esporte, Leandro Cruz, participou da cerimônia de abertura, ao lado do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Na terça-feira (13.11), o ministro visitou o Centro de Convivência da competição, montado no Centro de Convenções de Natal, em Ponta Negra, que oferece várias opções de serviço e de entretenimento aos estudantes.
 
Atletas de destaque prestigiaram a abertura dos Jogos Escolares. O campeão olímpico de vôlei Tande foi o mestre de cerimônias. Magnólia Figueiredo (atletismo), Eduarda Vaz (judô), Joanna Maranhão (natação) e Daniele Hypolito (ginástica artística) conduziram a tocha dentro do ginásio, além do professor de matemática Rodrigo Sacramento. Coube a Daniele, mesmo se recuperando de lesão na panturrilha e andando com o auxílio de uma bota ortopédica, fazer o acendimento da pira.
 
Em seu discurso na festa de abertura, o ministro Leandro Cruz ressaltou que os Jogos Escolares são um patrimônio esportivo e educacional do Brasil: “Daqui surgiram grandes atletas olímpicos. Aqui está a base do esporte de alto rendimento. Educação e esporte, juntos, constroem o futuro de um país”.
 
Paulo Wanderley elogiou a participação do Ministério do Esporte – o evento é realizado pelo COB, com apoio do ministério e do Grupo Globo, patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte – e reforçou a mensagem de Leandro Cruz: “O esporte começa na escola, com o esforço e o talento destes jovens aqui reunidos. Agradeço a presença do ministro, que apoia fortemente o esporte olímpico e educacional”.
 
Estande da ABCD
Ao conhecer o Centro de Convivência dos Jogos Escolares da Juventude, o ministro Leandro Cruz teve a oportunidade de assistir ao início das competições de tênis de mesa, que tem seus jogos realizados no Centro de Convenções de Natal. A estrutura oferecida pelo COB inclui refeitório, oficina de bolas, com totó e tênis de mesa, exposição de uniformes do Time Brasil, medalhas e mascotes, lan house, biblioteca e clínicas esportivas (basquete 3x3 e curling). 
 
Leandro Cruz aproveitou para conferir o estande da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Nele, os estudantes aprendem procedimentos dos exames antidoping, podem manusear os kits de coleta de material e recebem noções do Código Mundial Antidopagem. As servidoras da ABCD Renata Gomes e Natália Oliveira explicaram ao ministro como é feita a ação educativa.
 
“O trabalho da ABCD nos Jogos Escolares é de extrema importância para a formação dos atletas estudantis. Eles aprendem desde cedo que o esporte tem que ser feito dentro das regras do jogo limpo”, avaliou o ministro.
 
Paulo Rossi, de Natal
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla