Ministério do Esporte ABCD realiza a 25ª Atualização e Recertificação de oficiais de controle
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ABCD realiza a 25ª Atualização e Recertificação de oficiais de controle

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) promoveu, no sábado (25.8), no Ministério do Esporte, em Brasília, a 25ª Jornada de Atualização e Recertificação de Oficiais de Controle de Dopagem (DCOs) e Oficiais de Coleta de Sangue (BCOs).

Ao todo, 15 oficiais de controle participaram da jornada, dos quais 13 eram DCOs e 2, BCOs. O Brasil conta com 137 oficiais de controle formados pela ABCD. Como a certificação tem validade de dois anos, após esse período é necessário uma atualização, com prova escrita, para a obtenção de uma nova certificação. Todos os participantes da 25ª jornada foram aprovados na prova deste sábado.

Foto: ABCD/DivulgaçãoFoto: ABCD/Divulgação

“A Wada (Agência Mundial Antidopagem, na sigla em inglês) ajusta seus procedimentos técnicos periodicamente. Então, a gente precisa ter a certeza de que os oficiais mantêm o conteúdo sempre atualizado”, explicou a secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Denise Gusmão. “É importante sempre destacar que a atividade da ABCD não se completa sem os oficiais de controle atuando na ponta. Eles são extremamente importantes e fundamentais para o sucesso do trabalho da ABCD”, prosseguiu a secretária.

Durante a jornada, os oficiais participaram de uma exposição teórica, ministrada pela coordenadora de operações da Diretoria Técnica da ABCD, Maria Fernanda Carraca, além de receberem orientações gerais sobre a ABCD da diretora técnica Adriana Taboza. Depois de um estudo de caso, realizado em uma Estação de Controle de Dopagem, os oficiais fizeram a prova escrita e, ao final, receberam a recertificação.

“A Wada nos impõe esse processo de atualização, justamente porque o controle de dopagem é dinâmico. A todo instante temos novos métodos e novas formas de dopagem, infelizmente. Esse processo de atualização é feito com base em um levantamento de dados durante o trabalho da ABCD nesses dois anos, no qual nós procuramos fazer alguns ajustes para melhorar a atuação dos oficiais. sempre de acordo com as orientações da Wada”, detalhou Adriana Taboza.

Foto: Luiz Roberto Magalhães/MEFoto: Luiz Roberto Magalhães/ME

Advogado e professor de educação com mestrado em administração esportiva, o paranaense Antônio José Barros participou da jornada e obteve sua recertificação como Oficial de Controle de Dopagem.

 

Ele trabalha como DCO da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 1999 e, em 2016, fez parte da primeira turma formada pela ABCD. “Eu achei a jornada muito interessante, porque nós adquirimos novos conhecimentos”, afirmou Antônio Barros. “A equipe da ABCD é muito profissional e trouxe novos detalhes da nossa profissão, como ajustes nos formulários e novos procedimentos. Achei espetacular. Fomos muito bem atendidos e tudo foi feito com muito profissionalismo”, elogiou o oficial.

Luiz Roberto Magalhães - Ascom - Ministério do Esporte
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla