Ministério do Esporte Jogos Europeus Universitários reúnem 4 mil atletas em Portugal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos Europeus Universitários reúnem 4 mil atletas em Portugal

Foto: Paulo RossiFoto: Paulo Rossi
 
A cidade portuguesa de Coimbra, sede de uma das mais antigas universidades da Europa – criada em 1290 –, recebe desde sábado (14.07) a quarta edição dos Jogos Europeus Universitários. Quatro mil atletas de 300 universidades espalhadas por 40 países europeus competirão, até 28 de julho, em 13 modalidades esportivas.
 
A cerimônia de abertura, realizada na noite de domingo (15.07), combinou tradição e tecnologia. A história da Universidade de Coimbra, que se mistura com a do próprio país, foi projetada nos prédios históricos do Pátio das Escolas, numa produção que mescla atores com animação gráfica de última geração.
 
Coimbra é uma das três universidades do mundo consideradas pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – como Patrimônio Cultural da Humanidade. O governo português investiu um milhão de euros nos Jogos Europeus Universitários, que têm orçamento total de cinco milhões de euros e são o maior evento esportivo já realizado em Portugal.
 
Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura estavam o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o secretário do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, e o ministro do Esporte do Brasil, Leandro Cruz, convidado pela Comissão Organizadora dos Jogos.
 
Tiago Brandão Rodrigues e Leandro Cruz participam nesta semana, em São Tomé e Príncipe, da XI Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A ilha da costa oeste africana sediará também, de 21 a 28 de julho, os Jogos Despotivos da CPLP, grupo que congrega os nove países lusófonos: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor-Leste.
 
Paulo Rossi, de Coimbra (Portugal)
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla