Ministério do Esporte No Rio de Janeiro, crianças comemoram o Dia Olímpico na Arena 2 do Parque Olímpico da Barra
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No Rio de Janeiro, crianças comemoram o Dia Olímpico na Arena 2 do Parque Olímpico da Barra

O dia 23 de junho é marcado pela comemoração do aniversário da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Coubertin, em 1894. Para celebrar a data, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoveu, nesta quinta-feira (21.06), uma série de atividades esportivas e culturais envolvendo a comunidade em torno dos ideais olímpicos. Aproximadamente 360 crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro e de projetos da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) participaram do evento realizado na Arena 2 do Parque Olímpico da Barra, que contou com a presença do campeão olímpico de vôlei de praia, Emanuel Rego (ouro em Atenas 2004).

Foto: Rafael Bello/COBFoto: Rafael Bello/COB

“É uma grande alegria poder comemorar o Dia Olímpico cercado de crianças e dentro do Parque Olímpico, que foi o coração dos Jogos do Rio. O COB tem duas missões principais: promover o esporte olímpico e também os valores olímpicos, de amizade, respeito e excelência. E é isso o que estamos proporcionando para essas crianças hoje”, disse Rogério Sampaio, diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil. “O esporte cria valores para a vida toda. Além disso, promove os benefícios da atividade física, assim como educação e inclusão social. Tenho certeza de que essas crianças não esquecerão desse dia, das palavras de incentivo do campeão olímpico Emanuel e nem da experiência que tiveram com as modalidades olímpicas”, acrescentou Rogério, campeão olímpico de judô nos Jogos de Barcelona 1992.

O evento em comemoração ao 70º aniversário do Dia Olímpico foi organizado por meio de parceria entre o projeto Transforma, que é o programa de promoção dos valores olímpicos do COB, a AGLO e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que levou crianças de oito escolas da Cidade de Deus e Jacarepaguá para participar das atividades. “É um prazer imenso receber cada uma dessas crianças no Parque Olímpico. Daqui podem sair grandes campeões, não só do esporte, mas campeões da vida. O esporte e a educação têm esse poder de formar campeões para a vida”, ressaltou o presidente da AGLO, Paulo Márcio Dias Mello.

Foto: Rafael Bello/COBFoto: Rafael Bello/COB

As crianças viveram uma manhã inesquecível. Primeiro, assistiram a uma apresentação de teatro do grupo Mosaico em torno da história da criação dos Jogos Olímpicos. Em seguida, ouviram palavras de incentivo à prática do esporte e dos valores olímpicos de Emanuel Rego, três vezes medalhista olímpico, sendo ouro em Atenas 2004 ao lado do parceiro Ricardo. Por fim, as crianças foram divididas em seis grupos e participaram de clínicas esportivas de badminton, esgrima, judô, luta, rugby e hóquei. Ginga, mascote do Time Brasil, marcou presença para incentivar e divertir a garotada.

O campeão olímpico Emanuel Rego levou a medalha de ouro conquistada em Atenas 2004 para que as crianças olhassem o resultado do esforço de uma vida inteira. Mas, segundo o próprio Emanuel, a medalha não é a maior conquista de um atleta. “É importante passar para as crianças desde cedo que o esporte olímpico não é só a busca por uma medalha, mas também a prática de valores importantes para o desenvolvimento deles”, disse Emanuel, que participou de cinco edições dos Jogos Olímpicos como atleta de vôlei de praia e foi eleito o melhor jogador da década de 1990 pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

“Desejo que, nessa comemoração pelo Dia Olímpico, o esporte toque essas crianças como me tocou aos 11 anos. Que eles aproveitem tudo o que o esporte pode dar. Respeito, excelência e amizade, os valores olímpicos, são fundamentais para todos os que buscam uma boa vida”, completou o tricampeão mundial de vôlei de praia.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla