Ministério do Esporte Ministro Leandro Cruz participa da cerimônia de abertura do I Festival de Jogos Etnocultural de Roraima
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro Leandro Cruz participa da cerimônia de abertura do I Festival de Jogos Etnocultural de Roraima

O ministro do Esporte, Leandro Cruz, acompanhado do secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Argôlo, da coordenadora de Políticas Esportivas Indígenas do Ministério do Esporte, Débora Nascimento, e de seu chefe de gabinete, Marcello Martinelli, participaram, nesta segunda-feira (21.05), da cerimônia de abertura do I Festival de Jogos Etnocultural de Roraima.

O ministro e sua comitiva chegaram a Boa Vista no início da tarde e foram recebidos pelo prefeito de Bonfim, Joner Chagas, e pelo deputado federal Edio Lopes (PR-RR), além de outras autoridades do estado. A delegação do Ministério do Esporte, então, partiu para a Comunidade Indígena de Manoá, distante cerca de 90 quilômetros de Boa Vista, para prestigiar a cerimônia de abertura do I Festival de Jogos Etnocultural de Roraima.

Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME“Eu acredito que não dá para ser ministro de Estado em um país com as dimensões do Brasil sentado em Brasília”, declarou Leandro Cruz. “A gente tem que conhecer o Brasil e isso quer dizer conhecer as grandes cidades e as pequenas aldeias, as pequenas vilas, sejam elas do baixo Rio Branco, aqui no estado de Roraima, sejam no estado do Pará, no Amapá, no Rio Grande do Sul... Nós temos que rodar esse país e jogos como esse são fundamentais. Aqui nós estamos simplesmente reavivando e  fortalecendo a cultura e as tradições indígenas. Esse é o objetivo desse grande festival que estamos tendo aqui: fortalecer o sentimento de pertencimento dos indígenas com sua cultura”, continuou o ministro.

 

Durante a cerimônia de abertura do festival, Leandro Cruz usou um cocar que ganhou de presente e pôde acompanhar algumas apresentações indígenas tradicionais, realizadas por grupos da Comunidade Enseada do Município de Uiramutã, do Município de Bonfim e da Comunidade de Manoá.

Festival

O Festival prossegue até o dia 26 de maio e todas as atividades serão realizadas na Comunidade Indígena de Manoá. O evento, organizado pela Prefeitura de Bonfim, conta com o apoio da Fundação Nacional do índio - Funai e do Ministério do Esporte, que investiu R$ 947 mil para sua realização, por meio de um convênio firmado com a Prefeitura de Bonfim.

Atletas indígenas dos municípios de Bonfim, Amajarí, Alto Alegre, Iracema, Pacaraima, Normandia, Cantá, Caroebe, Boa Vista, Uiramutã e também a presença de indígenas venezuelanos participam do I Festival de Jogos Etnocultural de Roraima. A expectativa é de que o a competição reúna 1.500 participantes, das seguintes etnias: Macuxi, Taurepang, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Sapará, Yanomami, Wamiri Atroari, Waiwai.

Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME

Serão realizadas competições tradicionais indígenas, como arco e flecha, lutas corporais, cabo de guerra, corrida com tora, arremesso de lança, além de disputa individuais e coletivas nas modalidades de atletismo, vôlei, futsal e futebol de campo. O evento vai contar ainda com apresentações de danças, exposição de artesanato indígena, comidas típicas e palestras educacionais.

Para o prefeito de Bonfim, Joner Chagas, a presença do ministro Leandro Cruz na abertura do evento ressalta o comprometimento do Ministério do Esporte com a causa indígena.

“É muito gratificante para os povos indígenas receber do Ministério do Esporte esse apoio para que a gente pudesse realizar esse grande evento. Os povos indígenas do nosso estado e a Prefeitura de Bonfim só têm a agradecer ao Ministério e ao Governo Federal. Nós ficamos muito honrados por receber a presença do ministro aqui. Pela primeira vez o interior de Roraima e o município de Bonfim tem a presença de um ministro do Governo Federal. Serão cinco dias de evento e nós só temos a agradecer”, afirmou Joner Chagas.

Com 1.268 indígenas das etnias Macuxi e Wapichana, a Comunidade de Manoá existe há mais de 60 anos e ali o futebol é o esporte mais popular. Para o Tuxaua de Manoá (líder da comunidade), Jhonin Pereira, todos os representantes das diversas etnias que participam do festival estão muito felizes e honrados com o evento.

“Para nós é uma alegria. Esse é um projeto que olhou para nós, os povos indígenas, e que valorizou nossas tradições. Isso é um orgulho para todos, não apenas de nossa comunidade, mas todos os indígenas que estão aqui”, encerrou Jhonin Pereira.

De Boa Vista – Luiz Roberto Magalhães – Ascom – Ministério do Esporte

 

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla