Ministério do Esporte Brasil e Chile assinam acordo de cooperação esportiva
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil e Chile assinam acordo de cooperação esportiva

Brasil e Chile assinaram um memorando de cooperação no âmbito esportivo durante reunião extraordinária do Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude), nesta quarta-feira (25.04), em Cali, na Colômbia. O acordo foi firmado entre o ministro do Esporte do Brasil, Leandro Cruz, e a ministra do Esporte do Chile, Pauline Kantor. 
 
“O Brasil tem um papel muito importante para todos os países da América do Sul. Essa troca nos é enriquecedora e também nos permite enriquecer os países irmãos. O Brasil deu um salto de qualidade na sua expertise de grandes eventos e vamos contribuir sempre para que os países irmãos possam desenvolver o esporte no continente”, disse Leandro Cruz, que destacou a importância do acordo para desenvolver o esporte e a atividade física no sul do continente. 
 
Pauline Kantor, ministra do Esporte do Chile, e Leandro Cruz, ministro do Esporte brasileiro: experiência com megaeventos compartilhada. Foto: Mateus Baeta/MEPauline Kantor, ministra do Esporte do Chile, e Leandro Cruz, ministro do Esporte brasileiro: experiência com megaeventos compartilhada. Foto: Mateus Baeta/ME
 
Para o Chile, que vai receber os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, a troca de experiências com o Brasil é vista como fundamental.  “Para nós é muito importante este acordo com o Brasil, um país que tem muito a nos falar, com toda a experiência de ter organizado grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas. Essa cooperação é o que estamos buscando”, disse a ministra do Esporte do Chile.
 
Durante o encontro, Pauline procurou saber sobre iniciativas de sucesso implementadas pelo Brasil, como o programa de incorporação de atletas de alto rendimento às Forças Armadas e as formas de financiamento e gestão de instalações esportivas. Para que o acordo de cooperação alcance resultados efetivos, o ministro Leandro Cruz convidou a ministra Pauline Kantor e uma comitiva chilena para uma visita ao Brasil. A proposta é apresentar o modelo de gestão do legado olímpico, em especial o Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, e os projetos de inclusão social por meio do esporte desenvolvidos pelo ministério.  
 
A ministra chilena retribuiu o convite oferecendo as instalações esportivas do Chile para intercâmbios de atletas com o Brasil, em especial para esportes de neve, já que o país sul-americano oferece condições ideais para treinamentos de snowboard e esqui.  
 
Mateus Baeta – Ministério do Esporte
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla