Ministério do Esporte Delegação do Ministério do Esporte acompanha a Soccerex e encerra série de compromissos oficiais na China
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Delegação do Ministério do Esporte acompanha a Soccerex e encerra série de compromissos oficiais na China

A delegação do Ministério do Esporte encerrou, nesta quarta-feira (18.04), na cidade de Zhuhai, a série de compromissos oficiais na China. Nos últimos dois dias da missão (17 e 18), o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Argolo, e o chefe da Assessoria Especial de Integração Institucional do Ministério do Esporte, Marcello Martinelli, acompanharam a Soccerex, a maior feira de negócios do futebol mundial.

Antes disso, os dois representantes do Ministério do Esporte cumpriram uma agenda repleta de reuniões na Província de Fujian. Nos cinco dias que passaram na região, Argolo e Martinelli visitaram a ilha de Pingtan, a ilha de Xiamen e as cidades de Fuzhou, Quanzhou, Shishi e Zhangpu, onde se reuniram, além do vice-governador da Província de Fujian, Yang Xianjin, com prefeitos e reitores de duas universidades: Quanzhou Normal University e Huaqiao University, a última em Xiamen.

Além dos encontros com as autoridades e os responsáveis pelos universidades, os brasileiros visitaram, em Fuzhou, as instalações do Fujian Media Group - emissora estatal da província de Fujian, que detém o direito de transmissão do Canal TV8, um dos mais importantes de esporte da China. Na ocasião, André Argolo assinou um acordo de cooperação técnica entre os dois países relativo a projetos de futebol no país asiático.

“A visita teve como objetivo abrir uma ponte entre o Brasil e o governo chinês para que o Ministério do Esporte possa ajudar no desenvolvimento do futebol e seus derivados na China”, explicou André Argolo.

“Nossa delegação foi muito bem recebida em todas as cidades por onde passamos e em nessas reuniões o que sentimos foi um interesse muito grande das autoridades em promover um intercâmbio com o Brasil para que essa troca de conhecimento possa os ajudar a desenvolver o futebol. Essa foi uma orientação da última reunião dos BRICS que o Ministério do Esporte está seguindo. Com a experiência bem-sucedida do projeto Seleções do Futuro nós hoje possuímos um know how muito precioso que pode ser repassado e tem tudo para funcionar na China”, prosseguiu o secretário.

Soccerex

Nos dois dias de visita à Soccerex, André Argolo e Marcello Martinelli tiveram a oportunidade de, além de acompanhar algumas palestras, visitar o stand do Internacional, único time do Brasil que expôs na edição chinesa da feira, e da equipe do Black Panthers, time infantil chinês que têm uma parceria com o Grêmio e que conta hoje com três treinadores das categorias de base do Grêmio no staff.

“Foi bom conversar com os dirigentes do Inter e com os técnicos brasileiros do Black Panthers porque notamos que, assim como o Ministério do Esporte vai trabalhar para internacionalizar o futebol brasileiro, alguns times já estão fazendo isso e já estão apostando no mercado chinês, que é enorme”, analisou André Argolo.

“Acredito que o futebol brasileiro tem muito a ajudar os chineses, que estão cada vez mais interessados na modalidade e não só no futebol, mas no beach soccer, como pudemos ver durante nossa passagem pela Província de Fujian.  A China tem planos de sediar a Copa do Mundo de 2026 e creio que o interesse deles em promover o futebol no país vai ficar mais forte a cada ano. Trata-se de mercado que deverá se abrir de uma maneira ainda mais forte a partir de agora e, com isso, surge um novo campo para nossos técnicos e demais profissionais envolvidos com o futebol, além da possibilidade de acordos comerciais”, ressaltou Argolo.

“Nossa delegação volta para o Brasil muito satisfeita com tudo o que viu aqui na China. A acolhida do governo chinês foi muito calorosa e a partir de agora vamos trabalhar para fechar esses acordos e viabilizar esse intercâmbio”, encerrou o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor.

Os representantes do Ministério do Esporte embarcam para o Brasil na manhã desta quinta-feira (19.04 na China, noite de quarta-feira, no horário de Brasília) e o desembarque em Brasília está previsto para a manhã de sexta-feira.

De Zhuhai – China – Luiz Roberto Magalhães – Ascom – Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla