Ministério do Esporte Delegação do Ministério encerra visita pela Província de Fujian, na China, após compromissos oficiais em seis cidades
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Delegação do Ministério encerra visita pela Província de Fujian, na China, após compromissos oficiais em seis cidades

A delegação do Ministério do Esporte encerrou, nesta segunda-feira (16.04), a série de compromissos oficiais de cinco dias em várias cidades da Província de Fujian, na China. O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Argolo, e o chefe da Assessoria Especial de Integração Institucional do Ministério do Esporte, Marcello Martinelli, representaram o Brasil em uma missão que teve como objetivo estreitar os laços com o governo chinês para fechar acordos de cooperação que possam colaborar no desenvolvimento do futebol e seus derivados – beach soccer, futsal e futebol de 7 – no país asiático.

“Essa visita foi bastante proveitosa e durante esses cinco dias conseguimos cumprir uma agenda repleta de encontros. Visitamos seis cidades da Província de Fujian, estivemos em duas universidades e, após reuniões com o vice-governador da província, com prefeitos e com os reitores, sentimos que há um enorme interesse por parte do governo chinês para que esse intercâmbio com o Brasil tenha sucesso”, avaliou André Argolo.

“O Ministério do Esporte já conta com um modelo muito bem estruturado para a prática do futebol e de seus derivados, o beach soccer, o futsal e o futebol de 7, chamado Seleções do Futuro, e esse projeto pode ser replicado na China”, continuou André. “Com isso, abre-se um mercado para que profissionais do Brasil possam atuar na China e também para que os chineses possam acompanhar de perto, no Brasil, como o Seleções do Futuro é aplicado. A partir de agora, com os primeiros contatos tendo sido muito bem sucedidos, vamos trabalhar para fechar esses acordos, que vão de encontro ao nosso plano de internacionalizar o futebol brasileiro”, prosseguiu o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor.

No ano passado, o Ministério do Esporte lançou o programa Seleções do Futuro, uma iniciativa que, utilizando uma metodologia desenvolvida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), implantará em todo o Brasil núcleos de treinamentos para que crianças e jovens de todos os estados, entre 6 e 17 anos, possam praticar o futebol desde cedo seguindo uma orientação profissional e uniformizada em todo o país.

A parceria entre o Ministério do Esporte e o governo chinês pretende replicar o modelo do Seleções do Futuro na China e, para isso, a ideia é promover um intercâmbio entre profissionais do Brasil e da China, para eles trabalhem em conjunto nos dois países. Assim, coordenadores e monitores do Brasil viajariam à China para administrar clínicas ou mesmo trabalhar por períodos mais longos e profissionais chineses fariam o mesmo no Brasil para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido nos núcleos do Seleções do Futuro.

Agenda

André Argolo e Marcello Martinelli iniciaram a agenda na Província de Fujian na última quinta-feira (12.04), com uma visita à ilha de Pingtan, onde foram recebidos pelo administrador-geral de Pingtan, Lin Wenyao, e pelo vice-diretor administrativo da ilha, Xie Xiu Tong.

Na sexta-feira (13.04), o compromisso foi na cidade de Fuzhou, onde André e Marcello visitaram as instalações do Fujian Media Group - emissora estatal da província de Fujian, que detém o direito de transmissão do Canal TV8, um dos mais importantes de esporte da China. Lá, eles assinaram um acordo de cooperação técnica entre os dois países relativo a projetos de futebol no país asiático. Na sequência, os representantes do Ministério do Esporte foram recebidos pelo vice-governador da Província de Fujian, Yang Xianjin, que ressaltou a importância da parceria com o Brasil na área de esportes.

No sábado (14.04), a delegação brasileira cumpriu uma agenda em duas cidades: Quanzhou e ShiShi. Na primeira, houve uma visita à Quanzhou Normal University, onde o reitor Qu Guangqing se mostrou muito animado com a possibilidade do intercâmbio entre os dois países para que o futebol e seus derivados possam ser praticados no campus da universidade seguindo uma metodologia brasileira.

Depois da reunião na Quanzhou Normal University, André e Marcello almoçaram com o prefeito da cidade de Quanzhou, Xiao Hanhui, e na sequência, já em Shishi, se reuniram com o prefeito Huang Chun Hui.

No domingo (15,04), a delegação do Ministério do Esporte visitou a cidade de Zhangpu, que receberá no final deste mês o Grand Prix de Beach Soccer. A competição terá com a presença da Seleção Brasileira. Nesta cidade, André e Marcello se reuniram com o prefeito Huang Qing Hua e visitaram as obras da arena que abrigará o Grand Prix de Beach Soccer.

A visita dos representantes do Brasil à Província de Fujian terminou na ilha de Xiamen, onde André e Marcello visitaram, nesta segunda-feira (16.04), a Huaqiao University - HQU. Com 30 mil alunos, a instituição é referência em esportes na Província de Fujian e, durante o encontro com o vice-reitor, Peng Pei, os brasileiros puderam explicar o projeto Seleções do Futuro e abriram as portas para que um intercâmbio entre profissionais brasileiros e chineses possa ser firmado para o desenvolvimento do futebol na HQU.

Nesta terça (17.04) e quarta (18.04), os representantes do Ministério do Esporte participam, na cidade de Zhuhai, da Soccerex, a maior feira de negócios do futebol mundial. Na quinta-feira (19.04), a delegação retorna ao Brasil.

De Xiamen – China – Luiz Roberto Magalhães – Ascom – Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla