Ministério do Esporte No Parque Olímpico, professores e monitores participam de formação do Projeto Esporte e Cidadania para Todos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No Parque Olímpico, professores e monitores participam de formação do Projeto Esporte e Cidadania para Todos

A Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte promoveu, neste domingo (25.03), a capacitação Práticas e Vivências no Projeto Esporte e Cidadania para Todos. A formação reuniu, na Arena 2, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, professores de educação física, estagiários, mestres de diferentes artes marciais, monitores e agentes dos núcleos sociais do Estado fluminense.

Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME

Durante a abertura da capacitação, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, ressaltou o papel permanente de manter os profissionais atualizados para garantir o melhor atendimento à população. "O esporte é uma ferramenta que deve ser usada para melhorar a vida das pessoas, para auxiliar a saúde e a educação, na inclusão social e na busca de mais oportunidades. O que nós esperamos com esse projeto, que atenderá mais de 200 núcleos em todo o estado do Rio, é que a gente possa ajudar a formar cidadãos melhores, que terão um futuro mais próspero e ajudarão sua família a viver melhor", disse o ministro Leonardo Picciani.

A capacitação contou com representantes de mais de 60 núcleos do estado, com trabalho que visa à socialização de crianças e jovens, de 6 a 21 anos. Durante as atividades, eles participaram de oficinas, além de atividades esportivas sociais de capoeira, artes marciais (caratê, judô, capoeira, jiu-jitsu e taekwondo), vôlei, futsal e atividades lúdicas, além de apresentação de balé e de música.

Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME

Segundo o secretário da Snelis, Leandro Cruz, a atividade no Parque Olímpico é um marco para os projetos sociais no Rio de Janeiro. "Inauguramos aqui a primeira atividade de formação e capacitação de múltiplas vivências dos cerca de 200 núcleos de esporte educacional que estão em implementação no estado. Isso não seria possível sem a participação de todos os profissionais envolvidos, sejam os mestres de caratê, os mestre de outras artes marciais aqui estão presentes e os outros agentes sociais envolvidos nesse projeto. Essa é uma ação construída em várias mãos", disse.

Leandro acrescenta que o projeto Esporte e Cidadania para Todos prevê várias atividades de capacitação feitas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é a entidade responsável pela capacitação do projeto. “Todos os projetos do Ministério do Esporte necessitam de grande processo de capacitação. A UFF é a entidade organizadora e executora do projeto e a UFMG é a entidade responsável pela capacitação. Essa é uma capacitação própria da universidade fluminense, que faz parte do seu processo de implantação”, explicou.

As atividades neste domingo contaram com a presença de crianças e jovens beneficiados pelo projeto. Os alunos auxiliaram os professores no processo de capacitação. "Trouxemos alguns alunos aqui para servir de apoio nas aulas práticas dos professores. É legal porque ao mesmo tempo que é um momento sério de capacitação dos professores você tem também a diversão para as crianças em forma de uma grande colônia de férias dos alunos", finalizou o secretário.

Do Rio de Janeiro, Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla