Ministério do Esporte Ministros do Esporte e da Integração Nacional visitam Petrópolis em apoio às áreas atingidas pelas chuvas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministros do Esporte e da Integração Nacional visitam Petrópolis em apoio às áreas atingidas pelas chuvas

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, além do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, estiveram em Petrópolis neste sábado (10.03) para vistoriarem as áreas mais atingidas pelas fortes chuvas que castigaram o município serrano do Rio de Janeiro nos últimos dias. Trata-se de uma força-tarefa de ajuda à cidade, que decretou situação de emergência. São 60 famílias desalojadas, num total de 198 pessoas que tiveram de deixar as suas casas.

Na companhia do prefeito Bernardo Rossi, Picciani, Barbalho e Maia percorreram os bairros Caxambu e Posse, dois dos três mais afetados, e conferiram de perto os estragos feitos pela força das águas.

O ministro Leonardo Picciani (de barba), em visita a Petrópolis. Foto: Marco Senna/MEO ministro Leonardo Picciani (de barba), em visita a Petrópolis. Foto: Marco Senna/ME

Na visita oficial, os ministros conversaram com moradores, produtores rurais e avaliaram os prejuízos causados pelas chuvas. Equipes da prefeitura e da Integração Nacional fazem o levantamento dos problemas e o relatório final ficou de ser apresentado nesta segunda-feira (12.03). A ajuda a Petrópolis na recomposição das áreas atingidas deve chegar em 10 dias, segundo sinalizou o ministro Barbalho.

No bairro Caxambu, além da recuperação da área rural – as perdas dos produtores locais foram avaliadas em R$ 5 milhões –, o ministro Leonardo Picciani deu especial atenção ao Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), o primeiro viabilizado pelo Ministério do Esporte no Estado do Rio, que se encontra em fase de conclusão das obras. Picciani afirmou que o equipamento, também atingido pelas fortes chuvas, será recuperado e tem inauguração prevista para o dia 29 de março. O CIE irá beneficiar 500 crianças e jovens dessa região carente, promovendo a inclusão social por meio de 12 modalidades esportivas.

“O importante neste momento de recuperação desses bairros afetados pelas chuvas é caminhar também com a área social e concluir a obra do CIE. Vamos reparar o que for necessário e inaugurá-lo. O esporte e a integração social são capazes de mudar a realidade das comunidades. E assim será aqui no Caxambu”, garantiu o ministro Leonardo Picciani.

O prefeito Bernardo Rossi agradeceu o empenho dos ministros na ajuda a Petrópolis. “Os ministros Leonardo Picciani e Helder Barbalho fizeram questão não só de sobrevoar, mas de percorrer as áreas atingidas, conversar com os moradores, apresentar apoio, o que mostra mais uma vez a importância que eles dão a Petrópolis. Nossas equipes estão atuando desde o primeiro momento para restabelecer os acessos e minimizar os impactos para os moradores. Técnicos também estão em todos os locais danificados, levantando todas as informações sobre as intervenções necessárias. A liberação rápida de recursos federais irá agilizar a recuperação das áreas afetadas”, destacou Rossi.

A certeza de dias melhores do prefeito deve-se à sinalização por parte do Governo Federal em dar celeridade à liberação do recurso de que a cidade precisa para recuperar as áreas destruídas. “A partir do levantamento dos prejuízos, em sete dias os recursos federais serão encaminhados para Petrópolis”, projetou o ministro da Integração Nacional, destacando que como o município já vem atuando desde o primeiro momento com maquinários, equipes e recursos próprios, existe ainda a possibilidade de liberação de um valor complementar.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a meta é dar uma resposta rápida à cidade. “Recebi do prefeito muitas imagens das regiões castigadas pelas chuvas e fiquei sensibilizado. Petrópolis é um município importante para o país e fiz questão de estar presente para ajudar”, declarou.
Decreto de emergência

Na sexta-feira (09.03), foi publicado no Diário Oficial da União portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional ratificando o estado de situação de emergência decretado pela prefeitura de Petrópolis nos bairros Caxambu, Posse e Bela Vista. O decreto desburocratiza a liberação de recursos federais e agiliza as ações da prefeitura para recuperação das áreas atingidas.

Petrópolis registrou 201 ocorrências desde sábado retrasado (03.03), sendo 101 deslizamentos de terra. Foi necessário interditar 28 casas até o momento nas áreas mais atingidas e o trabalho da Defesa Civil removeu 1,3 mil tonelada de lama nos bairros mais castigado pelas águas. Em toda a cidade, mais de 150 homens da prefeitura atuam no restante da limpeza e desobstrução de vias.

Marco Senna, do Rio de Janeiro - Ascom - Ministério do Esporte
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla